10 atitudes sustentáveis que você pode adotar no seu dia a dia

Adquirir hábitos e atitudes sustentáveis é essencial para garantir a preservação do meio ambienteVeja como você pode colaborar:

Atualmente, muito se tem falado sobre a importância da sustentabilidade para a preservação ambiental. O termo é usado para definir a capacidade dos seres humanos de desenvolver atividades econômicas e sociais respeitando a natureza, garantindo o uso racional dos recursos naturais.

Atitudes sustentáveis estimulam a sociedade a ter uma postura mais consciente e ajudam a rever a relação que as pessoas têm com o consumo, o meio ambiente e as ações do dia a dia. Confira 10 hábitos que você pode começar a adotar para colaborar com o meio ambiente.

Separe o lixo reciclado

A reciclagem traz inúmeros benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para o próprio ser humano. Esse processo possibilita que os materiais voltem ao ciclo produtivo, não sendo necessária a utilização de novos recursos naturais e os resíduos sejam descartados de forma incorreta no meio ambiente.

A reciclagem pode ser realizada em casa, separando os materiais reciclados (vidros, plásticos, metais e papéis) do lixo orgânico. Esses materiais podem ser enviados para coleta seletiva de sua cidade ou cooperativas de reciclagem mais próximas.

Comece a reutilizar

Reutilizar é atribuir uma nova utilização a alguma coisa, sendo um hábito que traz benefícios à vida pessoal e contribui para a preservação da natureza. Como por exemplo, em seu ambiente de trabalho você pode manter um copo ou uma xícara, assim evita o desperdício e a utilização de vários copos descartáveis durante o dia. Outro exemplo de reutilização de materiais são as garrafas pets ou potes vazios, que podem ser usados como base para uma pequena horta em casa.

Seja criativo, aprenda a reutilizar e evite o desperdício!

Descarte corretamente os resíduos nocivos

Todo resíduo gerado deve ser descartado de forma correta. Procure locais apropriados para o descarte de resíduos nocivos ao meio ambiente, como pilhas, baterias, lixo hospitalar e óleo de cozinha.

O descarte correto evita a contaminação da água, do solo e do ar, além da transmissão de doenças.

Evite o desperdício de alimentos

Cerca de um terço da comida produzida no mundo é jogado fora e boa parte desse desperdício acontece em casa. Dessa forma, evite fazer grandes estoques de alimentos, aproveite-os em sua totalidade, reaproveite as sobras do dia anterior e se você preparou comida em quantidade maior do que será consumida, procure congelar o excesso em porções menores.

Todo resíduo gerado deve ser descartado de forma correta. Portanto, procure locais apropriados para o descarte de resíduos nocivos ao meio ambiente, como pilhas, baterias, lixo hospitalar e óleo de cozinha.

Faça compostagem doméstica

Uma forma eficaz de diminuir os impactos dos resíduos do lixo orgânico no meio ambiente, quando descartados de forma incorreta, é a realização da compostagem.

Além de contribuir na redução da emissão de gás metano, esta técnica ainda permite a geração do húmus, um adubo natural que pode ser utilizado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos nocivos ao meio ambiente. Saiba como fazer uma composteira caseira usando caixas plásticas.

Economize água

A água é um recurso natural finito, ou seja, ela pode acabar daqui a alguns anos se a sociedade não começar a se conscientizar sobre seu uso. Dentre as formas de economizar água, pode-se citar a redução do tempo de banho e o aproveitamento da água das chuvas.

Economize energia

Há uma série de ações práticas que podem ser realizadas diariamente para evitar o desperdício de energia, como criar o hábito de apagar as luzes sempre que sair de um cômodo de sua casa. Outra dica é não utilizar lâmpadas incandescentes, pois eles gastam muita energia, opte por lâmpadas de LED que são muito mais econômicas e possuem vida útil bem maior. 

Troque o carro por outras alternativas

Andar a pé ou de bicicleta contribui para a saúde, diminui o engarrafamento e a emissão de gases que causam o efeito estufa. Quando possível faça o trajeto para o trabalho de bicicleta ou até mesmo a pé. Outra alternativa é a carona solidária entre os colegas de trabalho, por exemplo, se cinco pessoas toparem, cada uma só precisará tirar o carro da garagem uma vez por semana.

Seja um consumidor consciente

Ser um consumidor consciente não significa deixar de comprar, mas planejar suas compras consumindo o necessário, reutilizando e reciclando. Além de valorizar empresas que tenham ideias sustentáveis.

O poder de mudar o mundo está nas mãos de cada um. Até as atitudes sustentáveis mais simples podem fazer toda a diferença na missão de tornar o mundo um lugar melhor para se viver.

Utilizando os produtos da LAR Plásticos, você contribui com o equilíbrio entre a sustentabilidade, meio ambiente e planeta. Adote atitudes sustentáveis em seu dia a dia.

E aí? Curtiu esse artigo?

Vai começar a colocar em prática as atitudes sustentáveis que indicamos aqui?

Se ainda ficou com alguma dúvida ou precisar de algo, entre em contato  conosco, teremos muito prazer em atendê-lo.

(11) 4416-6868
(11) 4416-7980
(21) 3956-3885

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Conheça nossos Produtos Sustentáveis
Curta nossa página no Facebook
Acesse nossa página no LinkedIn
Siga a gente no Instagram
Confira nosso canal no Youtube

Share the Post:

Posts Relacionados