10 dicas para ser mais sustentável no dia a dia

dicas sustentaveis

Lar Plásticos te dá uma série de práticas simples que podem ajudar a transformar o mundo

Os efeitos da ação humana no planeta já começaram a aparecer e gerar consequências reais no cotidiano das pessoas ao redor de todo o globo. Pensando nisso, pontuamos 10 dicas para ser mais sustentável no dia a dia. Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, o brasileiro produz em média mais de 1 kg de lixo por dia, o que corresponde a cerca de 379,2 kg ao ano. O número é preocupante, principalmente quando se leva em consideração a dificuldade que o país encontra em reciclar esses materiais.

Os especialistas vêm há anos afirmando o quão alarmante é a situação do meio ambiente, que afeta diretamente todos os biomas e as espécies vivas. Além disso, sabe-se sobre a necessidade de medidas serem tomadas de imediato por todos os setores da sociedade.

Como ser mais sustentável?

Até mesmo em práticas e ações corriqueiras, algumas atitudes podem fazer a diferença para o planeta e promover a sustentabilidade como uma pauta diária. Pensando nisso, a Lar Plásticos listou 10 dicas para ser mais sustensustentáveis para você adotar hoje mesmo e ajudar a transformar o mundo. Confira:

  • Economize água: evite deixar torneiras abertas sem necessidade e fique atento ao desperdício em atividades como a limpeza de casa.
  • Faça a separação do seu lixo: separe seus resíduos domésticos em orgânicos e recicláveis, facilitando o descarte correto desses materiais.
  • Reutilize sempre que puder: que tal destinar a água usada para lavar quintais e carros? Outra dica é não descartar itens que ainda possuam serventia para você ou para terceiros, encaminhe-os para a doação.
  • Evite materiais descartáveis de uso único: prefira copos e canudos reutilizáveis.
  • Opte, quando possível, pelo transporte coletivo ou sustentável: inclua em sua rotina idas ao trabalho de bicicleta ou transportes de uso coletivo, como ônibus e metrô.
  • Diminua o uso de embalagens: quando puder, evite sacolas, garrafas e demais embalagens plásticas que serão descartadas após o uso.
  • Não desperdice alimentos: além da economia financeira, essa dica se aplica para evitar jogar alimentos fora e demandar ainda mais exploração da natureza.
  • Consuma energia elétrica com consciência: a eletricidade também tem efeitos no planeta, portanto evite desperdiçar com luzes acesas e aparelhos ligados sem necessidade.
  • Cultive e preserve áreas verdes: não contribua com o desmatamento de áreas de preservação e tenha hortaliças em sua casa, que além de auxiliarem na adoção de uma alimentação mais saudável, poderão ser um novo hobby e ainda contribuir com o meio ambiente.
  • Escolha empresas com práticas sustentáveis: sempre que possível, opte por marcas verdadeiramente comprometidas com o meio ambiente e a sustentabilidade. Para isso, é possível verificar as certificações que elas possuem, como por exemplo o selo Cruety Free que indica que os produtos não são testados em animais. Além dele, o selo PROCEL é voltado para equipamentos eletrônicos e demonstra a eficiência energética deles. Já o Eureciclo tem o objetivo de certificar empresas que se atentam ao destino final de embalagens. Em mesma medida, o Green Dot tem o objetivo de desenvolver a cadeia de reciclagem e compensação ambiental de embalagens, visando um menor impacto ao meio ambiente.

Neste sentido, a Lar Plásticos se posiciona como uma plataforma de transformação sustentável que utiliza o material plástico reciclado em 97% de seu processo produtivo, evitando que mais matéria-prima seja extraída do planeta e aumentando o tempo de vida útil desse insumo que seria descartado incorretamente.

Além disso, a empresa desenvolve soluções que visam promover a coleta seletiva e a reciclagem como ações primordiais na limpeza urbana. Para conhecer a Lar Plásticos e sua linha de produtos, visite o site: https://www.larplasticos.com.br/ e saiba mais sobre seu posicionamento e seus princípios de atuação no mercado.

Share the Post:

Posts Relacionados