5 Rs indicam ações para tornar o dia a dia mais sustentável

5 Rs

Entenda melhor o significado de cada uma das palavras que compõem esse conceito 5Rs

Quando se fala em educação ambiental nos deparamos com o conceito dos 5 Rs da Sustentabilidade (repensar, reduzir, reutilizar, reciclar e recusar), que trata dessa série de ações e atitudes importantes e práticas que diminuem o impacto causado pela ação humana no meio ambiente.

Através desse movimento, torna-se possível minimizar a exploração de insumos naturais e evitar o desperdício e o descarte de produtos que ainda possuem utilidade, além de ser possível mudar a atual gestão de resíduos, que segue a economia linear, ou seja, que possui começo, meio e fim, sem expectativa de retorno da matéria ao processo produtivo.

Hoje, as estimativas na gestão de resíduos no mundo não são boas. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), aponta que, até 2025, a produção de lixo irá dobrar de volume se o ritmo atual for mantido. Para evitar esse cenário, é preciso mudar as pequenas atitudes no cotidiano.

A política dos 5 Rs surgiu com o intuito de conscientizar as pessoas sobre formas simples de melhorar nossa relação com o planeta, criando uma nova cultura de consumo que considere e minimize seus efeitos a longo prazo.

Antes chamada de política dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), esse novo ideal aborda também a necessidade de se analisar todo o modo de usufruir recursos naturais e de destinar resíduos sólidos. Em mesma medida, demonstra a necessidade de optar por marcas e organizações que contribuam com o meio ambiente e estejam alinhadas com o desenvolvimento sustentável.

A Lar Plásticos é uma dessas marcas e aposta na economia circular como uma forma de transformar esse cenário e garantir uma sociedade mais sustentável. A empresa, que oferece soluções para a coleta seletiva e urbana, contenção de lixo, produtos para acondicionamento e transporte e linha Garden, produz cerca de 85% de seus produtos através da reciclagem do insumo plástico, assegurando uma destinação correta a esse material.

Neste sentido, a organização incentiva e acredita na necessidade de repensar os hábitos de consumo em todos os âmbitos da sociedade, além de atuar de forma direta na promoção da política dos 5 Rs, especialmente em relação à reciclagem através de seu posicionamento pela circularidade do plástico.

Share the Post:

Posts Relacionados