A emissão de gás carbônico na atmosfera pode ser reduzida com a reciclagem. Saiba como:

gás carbônico pode ser reduzido com reciclagem

Estudos indicam que 53,2 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2) podem ser emitidas por ano na atmosfera do Brasil sem o processo da reciclagem

Muito se tem discutido sobre a importância da preservação dos recursos naturais, pois as questões que ameaçam os ecossistemas estão cada vez mais eminentes. Dentre elas o aquecimento global, cujos efeitos já são percebidos, como a redução das geleiras, ondas de calor intensas e elevação do nível dos oceanos.

Um dos grandes responsáveis por esse fenômeno é o excesso de gás carbônico (CO2) na atmosfera, que também está presente entre os gases do efeito estufa (GEE), processo que causa o aquecimento do planeta.

Qual seria a solução para esse problema?

Para solucionar a alta concentração de CO2 no mundo e, consequentemente, o aquecimento global, a prática da reciclagem é fundamental. Isso porque o processo de reciclagem das embalagens evita que mais de 60% de carbono seja enviado para a atmosfera, de acordo com dados de um estudo realizado pelo Centro de Tecnologia de Embalagens (CETEA) em parceria com o Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE).

O estudo mostra ainda que para cada 80kg de plástico reciclado é poupada uma quantidade equivalente a 50kg de CO2. Quando também avaliado os ganhos proporcionados pela compostagem, para cada tonelada de resíduos biodegradáveis coletados e compostados, 60kg de CO2 deixam de ser emitidos na atmosfera.

No entanto, segundo o mesmo estudo, quando não reciclados, os resíduos sólidos urbanos são responsáveis pelo lançamento de 53,2 milhões de toneladas de CO2 por ano na atmosfera do Brasil.

Desse modo, reciclar materiais minimiza a emissão desse gás do efeito estufa e reduz os impactos ambientais relacionados à extração de recursos naturais utilizados para a fabricação de novos produtos. Porém, fazer a reciclagem vai muito além de apenas prevenir a grande quantidade de CO2 no ar. Com a prática, os resíduos são descartados de maneira correta e isso evita a poluição do solo e lençóis freáticos, além de ruas e oceanos.

E aí, gostou desse artigo sobre como a reciclagem colabora com a diminuição da emissão de gás carbônico na atmosfera?

Os nossos produtos são fabricados através do plástico proveniente da coleta seletiva, em parceria com associações de catadores, sucateiros e cooperativas por todo o país.

Nosso envolvimento e preocupação com o meio ambiente está explícito desde o início do processo.

Confira também:  Mitos e Verdades Sobre o Plástico

Entre em contato  conosco, teremos muito prazer em atendê-lo.

(11) 4416-6868
(11) 4416-7980
(21) 3956-3885

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Conheça nossos Produtos Sustentáveis
Curta nossa página no Facebook
Acesse nossa página no LinkedIn
Siga a gente no Instagram
Veja nosso canal no Youtube

Share the Post:

Posts Relacionados