Dia das Cooperativas de Reciclagem mostra importância do setor

cooperativa de reciclagem

Instituições realizam gestão de resíduos e contribuem fortemente com a sustentabilidade no país

No último sábado, dia 2 de julho, foi celebrado o 100º Dia Internacional das Cooperativas de Reciclagem, ou Coopsday. A data foi decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, visando divulgar o trabalho dessas entidades e fortalecendo a parceria entre elas e demais agentes, como governos e população. Nesta edição, a comemoração trouxe o lema Cooperativas Constroem um Mundo Melhorslogan definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

No Brasil, o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS) estima que existam 1.153 cooperativas de reciclagem e que foram responsáveis pela coleta de mais de 30% dos resíduos sólidos do país em 2018.

As primeiras cooperativas e associações de reciclagem do país foram formadas a partir da década de 1990 e, de lá pra cá, o número tem aumentado, em mesma medida que também cresce o trabalho promovido por elas.

A função dessas companhias passa pela separação, gerenciamento e destinação dos resíduos sólidos e é através desse sistema que a reciclagem e a circularidade têm se fortalecido, já que as cooperativas têm influência na extensão do ciclo de vida de produtos, o que neutraliza os impactos para a natureza por meio da reutilização da matéria-prima reciclada na indústria e da diminuição na exploração de recursos naturais.

As cooperativas favorecem a geração de empregos diretos e indiretos, beneficiando catadores e melhorando toda a estrutura envolvida na gestão do lixo, inclusive no setor econômico local. Além disso, têm gerado vantagens para a saúde pública e o saneamento básico ao minimizar a necessidade de lixões e aterros sanitários, bem como a contaminação de rios, florestas, oceanos e solos.

A Lar Plásticos, plataforma de economia circular que oferece soluções em coleta seletiva e urbana, possui uma importante ligação com as cooperativas. Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, a empresa que processa mensalmente cerca de 750 toneladas de insumo plástico recebe grande parte desse material de cooperativas de todo o país, se posicionando como uma parceira ativa e grande apoiadora do setor e do meio ambiente.

Share the Post:

Posts Relacionados