Dia do Controle da Poluição Industrial

dia do controle da poluição industrial

Entenda como o posicionamento de empresas é importante para melhorar o cenário da poluição

Pesquisas reforçam a importância do Dia do Controle da Poluição Industrial, com dados como referência da Organização Mundial da Saúde (OMS) que mostraram que quase toda a população do mundo (99%) respira ar insalubre, ou seja, que excede os limites de qualidade recomendados. No Brasil, um estudo do World Resources Institute (WRI) revelou que 51 mil brasileiros morrem a cada ano por doenças decorrentes à exposição a poluentes.

Visando esse cenário, foi instituído o Dia do Controle da Poluição Industrial com o objetivo de incentivar a reflexão acerca da responsabilidade das indústrias na geração de poluentes que prejudicam o ar e afetam a saúde da população.

O primeiro passo para melhorar o cenário que o mundo enfrenta hoje é com as empresas assumindo o compromisso de minimizar seus impactos ao meio ambiente como na contaminação da água, poluição do ar e alterações na flora e fauna, por exemplo. Entre as formas de compensar essas questões, podemos citar:

  • Diminuição da geração de resíduos: adotar a circularidade e a logística reversa no processo produtivo, evitando o descarte incorreto de materiais na natureza.
  • Redução de poluentes: adquirir veículos elétricos para a frota da empresa pode minimizar a emissão de C02 na atmosfera.
  • Utilização de fontes de energia limpa: investir em painéis solares para abastecimento interno é uma forma simples de contribuir e ainda economizar a longo prazo.
  • Economia de água: incentivar o uso racional entre os colaboradores e implantar sistemas de reaproveitamento da chuva.
  • Tratamento de efluentes: estabelecer um procedimento para tratar os resíduos da produção antes do descarte evita a contaminação do meio ambiente.

Com foco no objetivo de diminuir esse impacto ao planeta, algumas organizações buscam compensar sua atuação tornando-se cada vez mais sustentáveis. Neste formato, algumas marcas vêm estabelecendo metas de neutralidade climática, como na transição energética ou na compensação de carbono através de créditos, por exemplo,

Algumas empresas brasileiras já têm se posicionado na vanguarda desse movimento, através de ações que implementam a sustentabilidade como um de seus pilares. A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) ocupou a 19ª posição entre as 100 organizações mais sustentáveis do mundo elencadas pela Corporate Knights, empresa de mídias e pesquisas do Canadá. A companhia conta com uma matriz energética 100% limpa, dispondo de usinas solares, eólicas e hidrelétricas.

Considerando as consequências da exploração do meio ambiente, da produção e da geração de poluição desenfreadas, as mudanças são urgentes, por isso a importância de cada vez mais instituições se posicionarem neste sentido e promoverem as modificações internas necessárias.

Neste sentido, a Lar Plásticos atua como uma plataforma de transformação sustentável, acreditando na possibilidade do equilíbrio entre a preservação da natureza e o desenvolvimento econômico.

Para isso, sua produção é baseada na circularidade, ou seja, a Lar Plásticos utiliza o insumo plástico reciclado em mais de 95% de sua linha de produtos, garantindo uma destinação para esse material através do incentivo à reciclagem e, ainda, evitando a extração de mais matéria prima virgem.

Share the Post:

Posts Relacionados