Plástico e meio ambiente: Entenda o impacto do plástico no meio ambiente

Impacto do plástico no meio ambiente

Segundo um estudo realizado pela ONU Meio Ambiente, o plástico é o maior desafio ambiental do XXI, pois se estima que todos os anos 13 milhões de toneladas de lixo plástico são depositados na natureza. Outro problema mostra que 40% de todo o plástico produzido nos últimos 150 anos foi utilizado uma única vez antes de ser descartado.

Quando se fala em reciclagem, apenas 9% de todo o plástico produzido é reciclado. Esses são apenas alguns dos impactos causados pelo plástico no meio ambiente. Saiba quais são outros impactos ambientais causados e o que você pode fazer para ajudar a reverter esse cenário.

Quanto tempo o plástico demora em se decompor no meio ambiente?

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, resíduos plásticos levam mais de 400 anos para se decompor na natureza.

A reciclagem é um processo que reintroduz o produto no ciclo produtivo, transformando um material já utilizado em matéria-prima, a fim de que se forme um novo produto com as mesmas características.

Onde vai parar o plástico que não foi descartado de maneira correta?

O plástico quando não descartado de forma certa vai parar em ruas, bueiros, rios, lixões, aterros sanitários, florestas e oceanos.

À medida que se decompõem no meio ambiente, os plásticos liberam gases do efeito estufa, contribuindo dessa maneira com as mudanças climáticas e o aquecimento do planeta.

Quais são os impactos ambientais causados pelo plástico?

São inúmeros os impactos causados pelo plástico no meio ambiente. Anualmente, são descartadas 8 milhões de toneladas de plástico nos oceanos, desequilibrando o ecossistema e prejudicando a vida dos animais marinhos.

Um estudo da World Wide Fund for Nature (WWF), mostra que até 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes, se o problema não for solucionado nos próximos anos.

A poluição plástica ainda afeta a qualidade do ar, do solo e sistemas de fornecimento de água, uma vez que o descarte incorreto na natureza, polui aquíferos e reservatórios.

Como diminuir os problemas causados pelo plástico?

A reutilização e a reciclagem são processos fundamentais para garantir que os problemas causados pelos plásticos na natureza não cresçam ainda mais.

Reutilizar o produto significa dar uma nova utilidade para um item já usado, dessa forma, evitando um novo processo de fabricação daquele produto. Aumentando, assim, a vida útil dos materiais produzindo com menos recursos.

A LAR Plásticos também está contribuindo com o futuro do planeta, sendo sustentável em fontes renováveis, minimizando, desse modo, a utilização de recursos naturais. Isso porque todo material utilizado no processo de injeção é proveniente do plástico que seria descartado no meio ambiente.

Recebendo esses materiais de empresas de coleta seletiva, associações de catadores, sucateiros e refugo industrial, além de reaproveitar as sobras de materiais da fabricação para a geração da própria matéria-prima.

Conheça a nossa linha de produtos sustentáveis e escolha o melhor para você.
Escolha a Lar Plásticos. Qualidade que transforma.

Acesse nosso site: www.larplasticos.com.br
Facebook |  Instagram | Linkedin |  Twitter

Share the Post:

Posts Relacionados