Dia do Gari: entenda a importância desses profissionais

dia do gari

Responsáveis não apenas pela limpeza e organização, todos sabemos da importância do trabalho dos mesmos tanto para a saúde quanto para o saneamento básico

O dia de hoje (16 de maio) é lembrado nacionalmente como o Dia do Gari, profissional que tem a missão diária de manter ruas, praças e logradouros públicos limpos, recolhendo lixos gerados naturalmente ou pela população. Criada com o objetivo de homenagear esses trabalhadores, a data surgiu em 1962 e segue até hoje sendo comemorada como forma de valorizar a profissão.

Apesar da árdua e importante função de manutenção das vias, percorrendo quilômetros e recolhendo muitos quilos de rejeitos ao longo de sua jornada de trabalho, os garis ainda não recebem o reconhecimento e visibilidade que merecem.

A limpeza urbana e o desafio dos profissionais

Além da garantia das ruas estarem sempre limpas e transitáveis através da coleta de materiais, a profissão de gari possui uma ligação direta com a saúde pública e a prevenção de doenças infecciosas que podem ser provocadas pelo acúmulo e descarte incorreto do lixo.

Apesar disso e de toda a batalha diária para cumprir com esse papel, a profissão ainda enfrenta desafios, como a luta por reconhecimento e valorização e o preconceito por parte da sociedade. O trabalho pesado realizado com chuva ou com sol infelizmente não garante a eles condições trabalhistas favoráveis e, muitas vezes, ainda os submete a riscos, sem contar a discriminação e olhares preconceituosos que enfrentam todos os dias enquanto cumprem com sua função e colaboram ativamente com a sociedade e o meio ambiente.

Como contribuir

Mais do que reconhecer a importância dos garis para o bom funcionamento de uma cidade e lutar coletivamente para que os mesmos recebam o reconhecimento e o retorno que merecem, é necessário que todos façam a sua parte no dia a dia.

Parece simples, mas ainda é preciso lembrar que não se deve jogar nenhum tipo de lixo no chão, já que o mesmo, não só prejudica a limpeza urbana, mas também pode causar sérios problemas para todos, como contribuir para a ocorrência de enchentes. Procure sempre a lixeira mais próxima ou leve o lixo para casa e descarte-o corretamente.

Respeitar os horários da coleta de lixo e contribuir para a coleta seletiva separando os materiais recicláveis de forma adequada também são maneiras práticas e fundamentais para a manutenção de uma cidade limpa e que colabora com o meio ambiente.

A Lar Plásticos, como parceira do meio ambiente, apoia e valoriza os garis e desenvolve soluções para a realização desse trabalho em um compromisso com a limpeza urbana, promovendo mais facilidade no cotidiano desses profissionais.

Os produtos, como os carrinhos coletores de lixo e as lixeiras de coleta seletiva, são produzidos através do insumo de plástico reciclado e atendem às mais rigorosas normas de qualidade. Conheça mais sobre cada item e sobre a atuação da plataforma de economia circular em prol do meio ambiente em: https://www.larplasticos.com.br/produtos/.

Share the Post:

Posts Relacionados