Ciclo de vida do plástico

ciclo da vida do plástico

Analisar o ciclo de vida do plástico que é utilizado na fabricação dos produtos que chegam às nossas casas pode nos ajudar a reduzir os impactos ambientais. Entenda:

O consumo em massa e a falta de conscientização da população em relação descarte correto do lixo são aspectos que provocam uma série de problemas ambientais, como a poluição do ar e dos oceanos. Um das medidas para amenizar esse quadro é tomar decisões de consumo baseadas na análise do ciclo de vida do produto.

Mas afinal, o que é ciclo de vida do produto?

De acordo com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o ciclo de vida de um produto é o conjunto de todas as etapas que este passa para cumprir sua função na cadeia produtiva. Sendo elas: extração, transformação e produção da matéria-prima, transporte, distribuição, uso, reuso, manutenção, reciclagem e descarte final.

O ciclo de vida do plástico

A produção e a utilização gradual do plástico superou a capacidade da sociedade de gerenciá-lo de modo eficaz até o fim de sua vida útil. Ou seja, a gestão deste material tão útil e versátil, se desenvolveu de modo não sustentável.

Entretanto, uma sociedade bem desenvolvida deve levar em conta o ciclo de vida do plástico na gestão de todos os processos, para reduzir os impactos ambientais.

Ao longo das últimas décadas, a indústria do plástico está entre as que mais cresceram e ganharam relevância no mercado. Atualmente, materiais produzidos com plástico injetado, rotomoldado e outros processos são utilizados em quase todos os segmentos.

Apesar disso, a indústria do plástico se tornou alvo de questionamentos sobre seu impacto ambiental devido ao descarte de resíduos plásticos. Desse modo, se torna cada vez mais importante conhecer o ciclo de vida do plástico, de forma a encontrar soluções que diminuam esse problema.

A matéria-prima do plástico é proveniente da extração do petróleo, carvão ou óleos vegetais. Após essa etapa, passa pelo processo de transformação que dá origem a uma nova peça, componente ou um novo produto. Quando o consumidor final recebe e utiliza o produto, esse plástico pode ter dois destinos: ser descartado no lixo ou encaminhado para reciclagem, que é menos prejudicial ao meio ambiente.

A importância da reciclagem do plástico

O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor na natureza. Portanto, promover ações que incentivem a reciclagem é fundamental para a indústria do plástico. Essa medida não apenas traz ganhos significativos o planeta, como também aos resultados de uma empresa.

Com por exemplo, na produção dos produtos injetados da LAR Plásticos, as rebarbas e outras sobras de produtos de plástico injetado são reaproveitadas no processo de produção.

Assim, é possível utilizar diversas vezes a mesma matéria-prima sem perda de qualidade e sem agredir o meio ambiente, reduzindo a geração de resíduos. Além disso, ao reciclar o plástico a empresa não apenas auxilia na conservação dos recursos naturais, ela ainda economiza água e energia, reduz as emissões de carbono na atmosfera e gera empregos.

Equilíbrio entre sustentabilidade, meio ambiente e planeta

Focada na produção e venda de produtos para acondicionamento, transporte, coleta seletiva e limpeza urbana. A LAR Plásticos preza, em sua cadeia de produção, pelo plástico virgem e reciclado como matéria-prima, garantindo assim sua procedência.

A fabricação de todos os produtos LAR Plásticos obedece às rigorosas normas de qualidade e conduta, visando oferecer aos nossos clientes a maior confiabilidade e o melhor custo-benefício do mercado.

Desta forma, garantimos e certificamos a excelência em todo processo produtivo, atendendo às demandas do mercado com uma série de produtos, como Lixeiras com pedalCaixas PlásticasCarrinhos ColetoresLixeiras para Coleta Seletiva de 50 litros e para Coleta Seletiva de 60 litrosLixeiras BasculantesContainersCarros CubaPallets de PlásticoPallets de ContençãoPisosEstrados de Plástico e Cestos de Lixo.

Faça uma escolha consciente. Escolha a LAR Plásticos. Qualidade que transforma.

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Acesse a nossa página no Linkedin
Acesse nossa página no Facebook
Visite nosso Instagram
Veja nosso Twitter

Share the Post:

Posts Relacionados