Por que investir em compostagem doméstica?

compostagem

Sistema permite o descarte correto e funciona como reciclagem do resíduo orgânico

A importância da compostagem doméstica é o seu processo natural, onde acontece a degradação da matéria orgânica, que pode ter origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal. Trata-se de um tratamento biológico para o lixo que tem origem animal ou vegetal, no qual micro-organismos transformam o resíduo em húmus, material rico em nutrientes.

A compostagem doméstica pode ser considerada a reciclagem do resíduo orgânico, já que permite o descarte correto e a circularidade diante da própria natureza do material. Desta forma, ela garante a redução do lixo em aterros, minimizando o impacto causado no planeta.

O meio ambiente se encarrega da realização desse processo quando possível. Porém, dados da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais apontam que, de quase 37 milhões de toneladas de lixo orgânico produzidas no país, apenas 1% é reaproveitado. Pensando em como mudar esse cenário, hoje é possível estender o sistema para as residências por meio de composteiras domésticas.

Essa estrutura é uma solução simples e barata para a destinação de parte do lixo doméstico, podendo ser instalada em casas ou apartamentos e seu tamanho dependerá da quantidade de matéria orgânica a ser descartada. Vale lembrar que, apesar de gerar receio, o processo é higiênico e sustentável.

Como fazer uma composteira doméstica

Há dois tipos de sistema para a composteira doméstica. A primeira forma é a compostagem com minhocas, que ficarão responsáveis por digerir a matéria orgânica e facilitar o trabalho natural de geração do húmus. Já a segunda é a composteira automática que permite mais praticidade pois envolve poderosos micro-organismos patenteados (como o Acidulo TM), além de ser possível inserir também alimentos ácidos, carnes e ossos, diferente do processo com minhocas que é mais limitado em relação à lista de alimentos permitidos.

Ambos os tipos são fáceis de montar e precisam de três caixas plásticas que serão empilhadas, cada uma cumprindo uma função no processo, conforme o manual abaixo.

manual composteira domestica

A Lar Plásticos conta com uma linha de caixas plásticas ideais para montar sua composteira doméstica. Os itens possuem um alto padrão de qualidade e possuem diferentes tamanhos, para atender as diferentes necessidades, além disso eles são leves e fáceis de manipular e podem ser empilhadas sem nenhum prejuízo. Conheça mais sobre essa linha em: https://www.larplasticos.com.br/produtos/caixas-plasticas/caixas-organizadoras/.

A Lar Plásticos é uma plataforma de transformação sustentável que oferece soluções em coleta seletiva e urbana e acondicionamento de resíduos. Processando cerca de 40 toneladas de insumo todos os dias, a empresa se posiciona na linha de frente da fabricação de itens plásticos com responsabilidade socioambiental.

Share the Post:

Posts Relacionados