Quais são as cores da reciclagem na coleta seletiva?

cores coleta seletiva

Procedimento é o primeiro passo para uma grande logística da cadeia que envolve a sustentabilidade

As pesquisas apontam que os efeitos da geração de resíduos já vêm causando inúmeros prejuízos, como por exemplo a poluição do ar, de solos e oceanos, que afeta diretamente a vida humana e de demais espécies. Segundo o Banco Mundial, o esforço que a humanidade demanda do planeta é 1,7% maior que sua capacidade, por isso a urgência da reciclagem na coleta seletiva.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 98% dos brasileiros reconhecem a importância da reciclagem para o meio ambiente. Apesar disso, apenas 25% fazem a separação do lixo em suas residências, sendo esse o primeiro passo para o processo de coleta seletiva.

O procedimento de separação individual é simples e demanda pouco tempo, porém permite que a reciclagem seja feita com mais eficiência após o recolhimento desse resíduo.

Como separar o lixo de acordo com as cores?

Todo o material descartado deve ser primeiramente separado em orgânico e não-orgânico. O primeiro refere-se a restos de alimento e itens descartáveis como papel higiênico, guardanapos e fraldas por exemplo. Já os demais, como papel, plástico, vidro, alumínio, são considerados recicláveis.

Para destiná-los à reciclagem, é necessário realizar uma breve lavagem dos itens e separá-los. Hoje no Brasil, o sistema de coleta seletiva conta com cinco principais cores que visam dar destinação correta a cada produto, sendo elas:

  • Vermelho: plástico.
  • Amarelo: metal/alumínio.
  • Azul: papel/papelão.
  • Verde: vidro.
  • Marrom: material orgânico.

Por que separar o lixo?

O conceito de sustentabilidade envolve uma grande cadeia com diversos atores e a separação do lixo é apenas o primeiro item dessa lista.

Neste sentido, a Lar Plásticos atua como uma plataforma de transformação sustentável por meio da circularidade, visando oferecer soluções em tudo que envolve a coleta seletiva e urbana, bem como acondicionamento e transporte do resíduo.

A plataforma recebe em média mensalmente cerca de 750 toneladas de plástico que são reciclados e reutilizados no processo produtivo da empresa, evitando a destinação desse material para o meio ambiente e minimizando a retirada de matéria-prima da natureza.

A Lar Plásticos conta com uma linha especialmente voltada para a separação do lixo, que podem ser instaladas em vias públicas, shoppings, hospitais, entre outros. Conheça mais em: https://www.larplasticos.com.br/produtos/papeleira-para-coleta-seletiva-50L.

Share the Post:

Posts Relacionados