Quais são os tipos de plástico?
tipos de plásticos

Quais são os tipos de plástico?

O plástico é considerado uma das mais importantes invenções da humanidade, sendo matéria-prima de diversos produtos utilizados no cotidiano, como escovas de dente, lixeiras, utensílios de cozinha, brinquedos, entre outros.

A sua utilização em diversos produtos se dá a fator como a sua alta durabilidade, baixo consumo de energia e a facilidade de transporte e processamento.

Além disso, os plásticos podem ser recicláveis ou não recicláveis a altas temperaturas, e são categorizados em sete tipos diferentes, que tem a função de alertar os consumidores sobre o descarte correta e orientar sobre a separação adequada de cada material.

Quais são os tipos de plástico?

Os plásticos são divididos em dois grupos, de acordo com as suas características de fusão ou derretimento:

Termoplásticos (podem ser reciclados) e termorrígidos (não derretem quando aquecidos, portanto, não podem ser reciclados).

Termoplásticos

Os termoplásticos são tipos de plásticos que podem ser reprocessados diversas vezes, pois quando aquecidos amolecem e são remoldados. São termoplásticos: Polietileno de Baixa Densidade (PEBD), Polietileno de Alta Densidade (PEAD), PVC, Poliestireno (OS), Polipropileno (PP), PET, Poliamidas (como o Nylon).

Termorrígidos

Os termorrígidos, que representam cerca de 20% do total consumido no país, são plásticos que uma vez moldados e transformados, não podem mais sofrer novos ciclos de processamento, pois acabam não fundido, o que impede nova moldagem. São termorrígidos: Baquelite, Poliuretanos (PU) e Poliacetato de Etileno Vinil (EVA), Resina Fenólica e Poliésteres.

Como identificar os tipos de plástico?

Para os consumidores saberem de qual tipo de plástico é feito o produto que estão adquirindo, há um padrão utilizado pelas fábricas. No Brasil, a norma técnica do plástico (NBR 13.230:2008) foi concebida de acordo com critérios internacionais.

A numeração separa o material em seis diferentes tipos de plásticos (PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS) e ainda há uma sétima opção (outros), normalmente empregada para os produtos fabricados com uma combinação de diversas resinas e materiais.

Confira a abaixo a classificação:

1 – PET (Politereftalato de Etileno)

Um dos tipos de plástico mais populares por ser transparente, ‘inquebrável’, maleável, impermeável e leve. Normalmente compõe frascos e garrafas para uso alimentício e hospitalar, cosméticos, filmes para áudio e vídeo e fibras têxteis.

2 – PEAD (Polietileno de Alta Densidade)

Conhecido por sua alta resistência, o polietileno de alta densidade suporta baixas temperaturas, leve, impermeável, rígido e com resistência química. Está presente em embalagens de detergente e óleos automotivos, sacolas de supermercados, embalagens de produtos de limpeza, tubulação de esgoto, tampas, tambores para tintas, entre outros.

3 – PVC (Policloreto de vinil)

É muito utilizado por ser rígido, transparente (se desejável), impermeável, resistente à altas temperaturas e inquebrável. Muito encontrado em embalagens para água mineral, maioneses, sucos, perfis para janelas, tubulações de água e esgoto, mangueiras, embalagens para remédios, brinquedos, bolsas de sangue, material hospitalar, entre outros.

4 – PEBD (Polietileno de Baixa Densidade)

Plástico flexível, leve, transparente e impermeável. Está presente em sacolas para supermercado, filmes para embalar leite e outros alimentos; sacaria industrial; filmes para fraldas descartáveis; bolsa para soro medicinal; sacos de lixo, entre outros.

5 – PP (Polipropileno)

Plástico muito resistente a mudanças de temperatura. Utilizados em Caixas industriais, Lixeiras, Lixeiras para Coleta Seletiva, Pallets de Plástico, tubos para água quente, fios e cabos, frascos, caixas de bebidas, autopeças, potes, seringas descartáveis, utilidades domésticas, etc.

6 – OS (Poliestireno)

O poliestireno possui características como leveza, capacidade de isolamento térmico, baixo custo, flexibilidade, e a maleabilidade sob a ação do calor, que o deixa em forma líquida ou pastosa. Muito utilizado em potes para iogurtes, sorvetes, doces, frascos, geladeiras (parte interna da porta), pratos, tampas, copos descartáveis, aparelhos de barbear descartáveis e brinquedos.

6 – Outros

Neste grupo estão classificados os outros tipos de plásticos, como ABS/SAN, EVA, PA, etc. Normalmente são encontrados em peças técnicas e de engenharia, solados de calçados, material esportivo, peças de computadores e telefones, entre outros. Quando misturados podem ser aproveitados em madeira plástica e na reciclagem energética.

Repense e recicle o plástico

A LAR Plásticos utiliza como matéria-prima no processo de injeção o polipropileno (PP) reciclado. Recebendo esses materiais de empresas de coleta seletiva, associações de catadores, sucateiros e refugo industrial.

Mas também reaproveitando as sobras de materiais da fabricação para a geração da própria matéria-prima, evitando que esses materiais sejam descartados no meio ambiente de forma incorreta.

O processo de reciclagem na LAR Plásticos começa no recebimento do matéria-prima bruto que passa pela triagem, onde os plásticos são separados por tipos e qualidade.

Adiante, o material passa pelo processo de moagem para facilitar e uniformizar o derretimento do plástico, além de ser lavado e secado, antes de ser enviado para o laboratório para análise e a preparação da pigmentação.

Por fim, o material reciclado passa pela extrusora, onde é resfriado, picotado e ensacado para ser injetado em moldes que darão a origem a um novo produto. Contribuindo, assim, com a sociedade e com o meio ambiente, sendo sustentável em fontes renováveis e minimizando a utilização de recursos naturais.

Conheça nossa linha de produtos fabricados a partir da matéria-prima reciclada:

  • Pallets de Plástico
  • Pisos Plásticos
  • Estrados Plásticos
  • Caixas Plásticas
  • Carros Coletores
  • Lixeiras Papeleiras de 50 litros
  • Lixeiras Basculantes
  • Coleta Seletiva de 50 litros
  • Coleta Seletiva de 60 litros
  • Lixeiras com Pedal
  • Cestos de Lixo

Faça uma escolha consciente. Escolha a LAR Plásticos. Qualidade que transforma.

Saiba mais sobre a Lar PlásticosAcesse a nossa página no Linkedin
Acesse nossa página no Facebook
Visite nosso Instagram
Veja nosso Twitter