Qual é o tempo de decomposição de materiais?

decomposição de materiais

Reciclagem e economia circular podem evitar que itens permaneçam por muitos anos na natureza

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a humanidade gera mais de 2 bilhões de toneladas de lixo por ano, e com isso há o tempo de decomposição de materiais. Em mesma medida, só em 2019, foram 460 milhões de toneladas de plástico produzidas. Deste número, que é equivalente ao peso de 45.500 torres Eiffel, apenas 9% foi reciclado adequadamente.

Considerando que alguns materiais, como o próprio plástico, podem levar centenas de anos para se decompor, é inegável o efeito negativo que o tempo causa ao planeta, que enfrenta há décadas o problema do acúmulo e da destinação incorreta do resíduo gerado.

Cada produto dispensado pela ação humana permanece no meio ambiente por um determinado tempo, de acordo com a sua matéria-prima. Cada insumo possui variados prazos para serem decompostos pela natureza para, finalmente, encerrarem seu ciclo.

Grande parte desse material é composto por itens que fazem parte do cotidiano e são indispensáveis para a vida como se conhece hoje, como o papel, o alumínio, o plástico, o vidro, entre outros. Confira no infográfico o tempo médio de decomposição de cada material.

Soluções sustentáveis

E, para evitar os graves problemas socioambientais que o descarte incorreto desses produtos pode gerar, uma das soluções é o investimento em reciclagem e na circularidade por meio de todos os setores da sociedade.

O processo de reciclagem consiste na transformação de materiais já usados em novos produtos para a cadeia de consumo. Além de gerar benefícios diretos ao meio ambiente, por exemplo evitando a extração de mais matéria-prima, essa ação é capaz de produzir empregos, contribuindo para a geração de renda.

A Lar Plásticos, plataforma de transformação sustentável, utiliza a tecnologia e a inovação como pontos de partida para desenvolver a circularidade do plástico na cadeia produtiva. Processando cerca de 40 toneladas de insumo todos os dias, a empresa se posiciona na linha de frente da fabricação de itens plásticos com responsabilidade socioambiental.

A Lar Plásticos é uma empresa 100% brasileira e tem sede em Atibaia/SP. A companhia possui mais de 400 colaboradores diretos e um parque fabril com 26 mil m² de extensão. Conheça mais sobre a empresa e sua atuação em: https://www.larplasticos.com.br/.

0/5 (0 Reviews)
Share the Post:

Posts Relacionados