Qual é o tempo de decomposição dos materiais na natureza?

Qual é o tempo de decomposição dos materiais na natureza?

A decomposição dos materiais na natureza pode levar dezenas, centenas ou até milhares de anos para se concretizar. Desse modo o descarte adequado do lixo é essencial

Descartar os resíduos na natureza é errado, porque contribui para o aumento do volume de lixo em lixões e aterros sanitários, auxilia na degradação do meio ambiente, como também no esgotamento de matérias-primas ao fabricar um novo produto.

Além de ser um desperdício, pois todo material reciclado tem valor, ao ser separado, limpo e organizado por tipo, tornando a reciclagem um nicho de mercado viável e muito sustentável.

A maior parte dos materiais pode levar dezenas, centenas ou até milhares de anos para se decompor na natureza. Isso provoca ainda mais impactos negativos ao meio ambiente e prejudica a saúde da população.

Desse modo, é muito importante que os materiais, principalmente os recicláveis e inorgânicos, sejam descartados de forma correta, e não em solos, rios ou oceanos. Pois quanto mais tempo de decomposição desses materiais na natureza, maior é o prejuízo para o meio ambiente.

O plástico quando descartado de maneira inadequada pode permanecer no meio ambiente por centenas de anos. Saiba o que você pode fazer para evitar esse problema.

Descartar os resíduos na natureza, como o plástico, contribui para o aumento do volume de lixo em lixões e aterros sanitários, auxilia na degradação do meio ambiente, como também no esgotamento de matérias-primas ao fabricar um novo produto.

Desse modo, é muito importante que os materiais, principalmente os plásticos, sejam descartados de forma correta, e não em solos, rios ou oceanos, sendo enviados para o processo de reciclagem.

Pois, quanto mais tempo de decomposição desses materiais na natureza, maior é o prejuízo para o meio ambiente.

Você sabe quanto tempo o plástico demora para se decompor na natureza?

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o plástico leva mais de 400 anos para se decompor. Entretanto, não há estudos a respeito do tempo de decomposição de cada tipo de plástico que pode variar de 20 a 600 anos, como por exemplo:

Sacos plásticos demoram 20 anos para se decompor na natureza; copo plástico, 50 anos; canudinhos plásticos passam a marca de 200 anos; garrafas plásticas (PET) e fraldas descartáveis demoram mais de 450 anos; e a linha de pescar ultrapassa a marca de 600 anos.

Descarte incorreto do plástico: Quais são os danos ao meio ambiente?

Quando descartado de maneira inadequada, o lixo plástico pode parar nos oceanos e nas florestas, por exemplo, causando danos aos animais que ali vivem uma vez que esses resíduos podem liberar gases tóxicos prejudiciais à natureza.

Além disso, os plásticos podem atrapalhar a vida de animais marinhos seja por meio do entrelaçamento com objetos, ou da ingestão desses materiais.

O plástico quando não descartado da maneira adequada pode ainda contaminar o solo e ar, além de entupir valas e bueiros causando enchentes. Desse modo, o descarte correto se torna peça fundamental para evitar que esses danos aconteçam.

A importância do descarte correto do plástico

Descartar o plástico de maneira adequada é fundamental quando se fala em preservação ambiental. Dessa maneira, a reciclagem é essencial para auxiliar nesse processo, pois ao reaproveitar os plásticos descartados, reintroduzindo-os em um novo processo produtivo, a reciclagem transforma um material já utilizado em matéria-prima.

Além disso, o processo de reciclagem contribui com a economia de água e energia, gera mais empregos e renda para a população, e reduz o acúmulo de lixo plástico na natureza.

Outra vantagem da reciclagem é que ela pode ser realizada na sua casa, separando os materiais reciclados (vidros, plásticos, metais e papéis) do lixo orgânico, enviando-os para coleta seletiva de sua cidade ou cooperativas de reciclagem mais próximas.

Preservar o meio ambiente pode ser mais simples do que você imagina. É importante conscientizar-se de que é preciso cuidar do planeta para as futuras gerações, ao realizar pequenas ações no seu dia-a-dia isso se torna possível.

Escolha empresas que se preocupam com a preservação ambiental.
Escolha a LAR Plásticos – Qualidade que transforma.

Tempo de decomposição dos materiais na natureza

O lixo é composto por diferentes produtos, desde restos de alimentos, papel, plástico, vidro, metal, etc. Cada um apresenta um tempo de decomposição diferente, que pode variar de acordo com a situação do ambiente no qual se encontra. Confira abaixo o tempo aproximado de decomposição de alguns materiais:

• Papel – 3 a 6 meses

• Algodão – 6 meses a 1 ano

• Casca de fruta – 3 meses a 1 ano

• Frutas e verduras – 3 meses a 2 anos

• Madeira – 6 meses

• Náilon – Mais de 20 anos

• Metal – Mais de 100 anos

• Tampinha de garrafa – 150 anos

• Alumínio – Mais de 200 anos

• Plástico – Mais de 400 anos

• Fralda descartável comum – 450 anos

• Vidro – Mais de 1000 anos

• Borracha – Indeterminado

Pode-se observar que alguns materiais, como o plástico, o vidro e borracha destacam-se pelo tempo que demoram em se decompor, podendo permanecer no meio ambiente por muitas gerações, colocando em risco o bem-estar das espécies e do ecossistema.

A importância do descarte correto do lixo

Descartar o lixo de maneira adequada é primordial para que materiais, como por exemplo, o plástico e vidro, não permaneçam muitos anos no meio ambiente.

Desse modo, a reciclagem é essencial para auxiliar nesse processo, pois ao reaproveitar os materiais descartados, reintroduzindo-os em um novo processo produtivo, a reciclagem transforma um material já utilizado em matéria-prima. Além de contribuir com a economia de água e energia, geração de empregos e renda para a população, e na redução do acúmulo de lixo na natureza.

Outra vantagem da reciclagem é que ela pode ser realizada em casa, separando os materiais reciclados (vidros, plásticos, metais e papéis) do lixo orgânico.

Esses materiais podem ser enviados para coleta seletiva de sua cidade ou cooperativas de reciclagem mais próximas.

Uma forma eficaz de diminuir os impactos dos resíduos do lixo orgânico no meio ambiente, quando descartados de forma incorreta, é a realização da compostagem.

Além de contribuir na redução da emissão de gás metano, esta técnica ainda permite a geração do húmus, um adubo natural que pode ser utilizado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos nocivos ao meio ambiente. Saiba como fazer uma composteira caseira usando caixas plásticas.

Preservar o meio ambiente pode ser mais simples do que você imagina. É importante conscientizar-se de que é preciso cuidar do planeta para as futuras gerações, ao realizar pequenas ações no seu dia-a-dia isso se torna possível.

Entenda a importância das lixeiras para Coleta Seletiva no descarte de lixo

Para uma reciclagem eficiente é necessário que também haja uma correta separação de resíduos. Por isso, desenvolveu-se o método de lixeiras de diferentes cores, cada uma para um tipo de resíduos, a fim de ajudar as pessoas a identificar e separar corretamente o seu lixo.

As lixeiras para a coleta seletiva não fazem parte apenas do cenário de empresas, escolas, hospitais, shoppings e locais públicos. Elas também podem estar presentes na sua casa e ajudá-lo a contribuir com a redução, reaproveitamento e reciclagem do lixo.

As lixeiras recicláveis da Lar Plásticos são fabricadas com o mais alto rigor de qualidade e de resistência, facilitando o tratamento de resíduos e rejeitos, reduzindo as chances de impactos ambientais nocivos para a saúde do planeta e dos indivíduos.

Assim, acreditamos contribuir não apenas para nossos clientes na coleta seletiva de lixo, mas também para manter o equilíbrio entre sustentabilidade, meio-ambiente e planeta. Conheça nossos produtos que auxiliam no descarte correto do lixo: Lixeiras com pedalCaixas PlásticasCarrinhos ColetoresLixeiras para Coleta Seletiva de 50 litros e para Coleta Seletiva de 60 litrosLixeiras BasculantesContainersCarros CubaPallets de PlásticoPallets de ContençãoPisosEstrados de Plástico e Cestos de Lixo.

Faça uma escolha consciente. Escolha a LAR Plásticos. Qualidade que transforma.

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Acesse a nossa página no Linkedin
Acesse nossa página no Facebook
Visite nosso Instagram
Veja nosso Twitter