Saiba tudo sobre o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação

Regulamento Técnico de Boas Práticas

O Regulamento Técnico de Boas Práticas tem como objetivo de garantir condições higiênico-sanitárias dos alimentos, diminuindo os riscos de contaminação desde o preparo até a distribuição do produto final.

O Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços Alimentícios é um conjunto de regras para o manuseio correto nas indústrias alimentícias.

Sendo aplicado aos serviços de alimentação que realizam a manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo, tais como: bufês, confeitarias, cozinhas industriais, lanchonetes, padarias, restaurantes, etc.

Mas você sabe o que realmente estabelece o regulamento? Como pode se adequar às essas exigências? E qual é o melhor pallet e estrado que deve ser utilizado nos processos de transporte e armazenamento dos alimentos? Entenda tudo sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços Alimentícios.

 boas práticas para serviços de alimentação: O que estabelece o Regulamento?

Instituído pela Portaria Nº 326/97, pela Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços Alimentícios tem como objetivo de garantir condições higiênico-sanitárias do alimento preparado, diminuindo os riscos de contaminação por partículas.

Desse modo, utilizar materiais de fácil higienização, que não transmitam substâncias tóxicas, odores, nem sabores aos alimentos faz toda diferença no processo produtivo.

Como a empresa pode se adequar às exigências?

As boas práticas de fabricação, assim como procedimentos de higiene tanto dos funcionários como dos alimentos, devem ser executados pelos serviços alimentícios, a fim de evitar a contaminação por pragas e partículas que podem ser prejudiciais à saúde.

Outro ponto de extrema importância está no transporte e armazenamento dos alimentos. Sendo essencial a utilização de pallets e estrados plásticos para a estocagem e locomoção, pois são fáceis de serem higienizados e lavados, impedindo a contaminação dos alimentos.

Qual é a importância dos Pallets e Estrados de Plásticos para os Serviços Alimentícios?

Os Estrados Plásticos e Pallets de Plástico evitam a transferência de umidade e contaminação dos alimentos quando armazenados de forma correta, além de facilitar o manuseio e garantir a vida útil dos alimentos.

Todo Pallet ou Estrado de Plástico utilizados nos locais de manipulação de alimentos ou que possam entrar em contato com o alimento devem ser confeccionados por materiais capazes de resistir à corrosão e a repetidas lavagens e desinfecção

As superfícies devem ser lisas e estarem isentas de rugosidades, frestas e outras imperfeições que possam comprometer a higiene dos alimentos ou serem fontes de contágio.

Desse modo, deve-se evitar o uso de madeira ou outros produtos fabricados por materiais que não possam ser limpos e desinfetados adequadamente, ao menos que se tenha a certeza de que seu uso não será uma fonte de contaminação.

Atendendo aos requisitos das boas práticas para serviços de alimentação, a sua emprega garante a qualidade e a confiança de seus consumidores.

A Lar Plásticos assegura que os seus Pallets Plásticos e Estrados Plásticos são fabricados atendendo às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, garantindo segurança, agilidade, praticidade e durabilidade aos nossos clientes.

Escolha a LAR Plásticos. Qualidade que Transforma.

Acesse nosso site: www.larplasticos.com.br 
Facebook |  Instagram | Linkedin |  Twitter

Share the Post:

Posts Relacionados