Saiba Como Fazer uma Composteira Caseira Utilizando Caixas Plásticas

Como Fazer uma Composteira Caseira Utilizando Caixas Plásticas

Você sabia que no Brasil são produzidas mais de 160 mil toneladas de lixo todos os dias? E que 57% desse volume total de resíduos descartados correspondem a matéria orgânica?

Nós podemos ajudar a reduzir esses dados com simples atitudes sustentáveis, como evitar o desperdício, produzir menos lixo e separar o que é reciclável do que é orgânico. Porém, há uma maneira ainda mais simples de auxiliar nesse processo: Montar uma composteira caseira utilizando caixas plásticas.

A compostagem é um processo que transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, podendo ser utilizada na agricultura, em jardins e em plantas, substituindo o uso de produtos químicos, além de contribuir para a redução dos gases do efeito estufa.

Para montar a sua própria composteira em casa ou no apartamento, você utilizará as caixas plásticas da Lar Plásticos e alguns outros itens. Confira:

– Furadeira

– Três caixas plásticas

– Uma tampa;

– Uma torneirinha;

– Minhocas, de preferência da espécie californiana;

– Matéria vegetal seca, como serragem, folha, palha ou grama;

– Matéria orgânica.

Passo a passo

  • Faça furos, com uma broca de 5mm no fundo de duas caixas plásticas e, furos com uma broca de 3mm na tampa;

  • A base deve ser feita com a caixa que não possui furos no fundo e a de cima deve ser fechada com a tampa;

  • A torneirinha será instalada na caixa de base, conhecida também como recipiente coletor, sendo necessária para escoar o composto;

  • Na caixa do meio forre o fundo com serragem;

  • Na caixa que ficará na parte superior, coloque as minhocas com um pouco de substrato e tampe;

  • Deposite o lixo orgânico na primeira caixa e depois cubra com matéria vegetal seca.

  • Para cada parte de lixo úmido que for adicionando, acrescente lixo seco. A minhoca vai se alimentar da matéria orgânica e transformá-la em húmus.

  • Quando a caixa de cima ficar cheia, troque-a de posição com a caixa do meio. A caixa que estava no meio vai receber os novos resíduos orgânicos

  • Quando a primeira caixa encher novamente, ela deverá trocar de lugar com a caixa do meio. Neste momento, o adubo que foi gerado no recipiente do meio deverá ser retirado para abrir espaço para os próximos resíduos orgânicos que serão inseridos na composteira.

  • Este adubo é uma mistura de resíduos em decomposição avançada e húmus de minhoca que, juntos, têm aspecto de terra preta.

  • O composto líquido (chorume) vai se acumular na última caixa e deve ser retirado periodicamente para evitar o excesso de umidade. Como tem alta concentração de nutrientes, é indicado diluir uma parte de composto em 10 partes de água e a adubação com ele não pode ser diária.

Na composteira caseira feita com as caixas plásticas da Lar Plásticos, podem ser colocados materiais orgânicos com frutas, legumes, verduras, grãos, sementes, borra e filtro de café e cascas de ovos. Não podem ser colocados: carnes, óleos, gorduras, temperos fortes, comidas temperadas, papéis, muito material cítrico (como limão), ou alimentos cozidos.

Vantagens

Diminui em até 50% o lixo descartado por uma família, reduzindo o acúmulo de resíduos em lixões e aterros sanitários; Reduz a emissão de gás metano, um dos causadores do efeito estufa; Produz um fertilizante natural, sem o uso de produtos tóxicos; Reduz as queimadas, já que os resíduos orgânicos ganham um destino mais adequado e incentiva sobre a conscientização ambiental.

Encontre os melhores tipos de caixas plásticas na Lar Plásticos para começar a sua composteira caseira. Mude para uma vida mais sustentável e ecológica, e vamos juntos cuidar do meio ambiente.

Share the Post:

Posts Relacionados