Qual a importância da reciclagem para o meio ambiente?
Qual a importância da reciclagem para o meio ambiente?

Qual a importância da reciclagem para o meio ambiente?

A reciclagem reduz o impacto sobre o meio ambiente, traz benefícios para o planeta, além de diminuir as retiradas de matéria-prima do ecossistema

Em todo o mundo são produzidas toneladas de lixo diariamente e cada vez mais se torna necessário pensar sobre a importância da reciclagem.

Por exemplo, no Brasil, 30% de todo lixo produzido tem potencial para ser reciclado. No entanto, apenas 3% deste total é de fato reciclado. Desse modo, a reciclagem se torna uma excelente alternativa para o problema de resíduos sólidos urbanos descartados incorretamente no meio ambiente.

Mas afinal, o que é reciclagem?

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, “reciclagem é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo produtivo”. Ou seja, transformar um material já utilizado em matéria-prima, a fim de que se forme um novo produto com as mesmas características.

A reciclagem é importante pois reduz o impacto sobre o meio ambiente e traz benefícios para o planeta, tendo em vista que muitos materiais levam bastante tempo para se decompor na natureza. Além disso, é responsável pela diminuição da retirada de matéria-prima do ambiente, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo

O você pode fazer?

Reutilize os materiais recicláveis e comece a reciclagem na sua casa. Separe todo o material que pode ser reciclado (vidros, plásticos, papéis e metais) do lixo orgânico. Além disso, procure saber se há coleta seletiva na sua cidade. Caso não haja, procure a cooperativa de reciclagem mais próxima de você, mas se informe sobre quais materiais eles recolhem e como a coleta pode ser feita. Lembre-se que a coleta seletiva é realizada por cores para facilitar a separação dos materiais recicláveis.

As cores da coleta seletiva

As cores da coleta seletiva são uma importante ferramenta para a melhor destinação dos resíduos. Segundo a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, existem dez cores de lixeiras para cada tipo de resíduos, sendo elas:

Azul: papel/papelão;

Vermelho: plástico;

Verde: vidro;

Amarelo: metal;

Preto: madeira;

Laranja: resíduos perigosos (como pilhas e baterias);

Branco: resíduos de hospitais e serviço de saúde;

Roxo: lixo radioativo;

Marrom: lixo orgânico;

Cinza: lixo não reciclável, contaminado ou cuja separação não é possível.

A reciclagem é importante, além de ser uma iniciativa que pode salvar o planeta.

As lixeiras de coleta seletiva da Lar Plásticos são fabricadas com o mais alto rigor de qualidade e de resistência. Assim, facilitam o tratamento de resíduos e rejeitos, reduzindo as chances de impactos ambientais nocivos para a saúde do planeta e dos indivíduos.

Portanto, acreditamos contribuir não apenas para nossos clientes na coleta seletiva de lixo. Mas também mostrar a importância da reciclagem para manter o equilíbrio entre sustentabilidade, meio-ambiente e planeta.

Conheça nossos produtos que auxiliam no descarte correto do lixo: lixeiras basculanteslixeira papeleiracoleta seletiva de 50 litros e Coleta Seletiva de 60 litrosCarrinhos Coletores e Containers.

Faça uma escolha consciente. Escolha a Lar Plásticos. Qualidade que transforma.

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Conheça mais sobre coleta seletiva
Acesse nossa página no Facebook
Visite nosso Instagram
Veja nosso Twitter