Qual é a importância da logística reversa para o meio ambiente?

Qual é a importância da logística reversa para o meio ambiente?

A logística reversa auxilia na redução dos impactos ambientais e da produção de resíduos gerados pelas empresas

Atualmente, muito se tem falado sobre a importância da logística reversa para o meio ambiente, visto que “na natureza nada se perde, nada cria, tudo se transforma”. Sendo assim, muitas empresas têm transformado seus procedimentos, a fim de minimizar a produção de resíduos. E a logística reversa tem um papel fundamental nesse processo.

O que é logística reversa?

logística reversa consiste em um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta dos resíduos sólidos do setor empresarial para reaproveitamento em seu ciclo e em outros ciclos produtivos, ou outra destinação ambientalmente adequada.

Portanto, a logística reversa pode-se dar de diferentes modos, contudo sua maior aplicação hoje tem sido no sentido ambiental. Dessa forma, os produtos que chegaram ao fim de sua vida útil, ao invés de serem descartados, são enviados a centros de tratamento e reciclagem, diminuindo, assim, os impactos ambientais.

A importância da logística reversa para o meio ambiente

A implementação da logística reversa traz uma série de impactos positivos para o meio ambiente. Ao fazer uma eficiente gestão dos resíduos sólidos, as empresas acabam por diminuir o desperdício de recursos provenientes da natureza. Assim, é possível economizar e evitar que este tipo de material seja descartado indevidamente no ambiente.

Se a logística reversa for realizada com a maior parte dos materiais produzidos, isto é, coletá-los ao fim de sua vida útil e redirecioná-los a uma destinação adequada, certamente o impacto da atividade humana será reduzido ou neutralizado no meio ambiente.

Reciclando o presente. Preservando o futuro.

Na LAR Plásticos, todo material utilizado no processo de injeção é proveniente da reciclagem do plástico que seria descartado no meio ambiente. Recebendo esses materiais de empresas de coleta seletiva, associações de catadores, sucateiros e refugo, que é o material inutilizável resultante do processo de produção. Mas também reaproveitando as sobras de materiais da fabricação para a geração da própria matéria-prima.

Isso faz com que todo o processo de fabricação do produto final seja realizado dentro da LAR Plásticos, desde a separação, moagem, preparação da matéria-prima, fabricação do produto, vendas e distribuição. Contribuindo, assim, com a sociedade e com o meio ambiente, sendo sustentável em fontes renováveis e minimizando a utilização de recursos naturais.

Conheça nossos produtos para coleta seletiva, coleta urbanacontenção de lixoprodutos para acondicionamento e transporte.

Faça uma escolha consciente. Escolha a Lar Plásticos. Qualidade que transforma.

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Conheça mais sobre Produtos Sustentáveis

Acesse a nossa página no LinkedIn

Acesse Nossa Página no Facebook
Visite nosso Instagram
Veja nosso Twitter

Share the Post:

Posts Relacionados