Carroceiros – Eles merecem destaque, entenda o porquê

Pessoas que passam despercebidas pelos olhos de muita gente, ignorados por muitos, invisíveis aos olhos da sociedade e muitas vezes discriminados e marginalizados.

Porém, os carroceiros são fundamentais para toda a sociedade, são eles responsáveis por grande parte da coleta seletiva de nossas cidades. Ajudam a manter a cidade limpa, protegem o meio ambiente e promovem a reciclagem como forma de profissão.

Por esse motivo, os carroceiros merecem destaque e valorização.

O que faz um carroceiro?

A função do Carroceiro é coletar materiais recicláveis jogados nas ruas da cidade, colocam esses materiais em suas carroças e levam até centros de reciclagem para vender os materiais coletados e ganhar seu dinheiro para sustentar a família. São ajudantes informais na limpeza urbana e na preservação do meio ambiente.

A vida desse trabalhador não é nada fácil, exige muito esforço físico e força de vontade. Muitos não têm escolha, precisam sustentar suas famílias, colocar comida na mesa de seus filhos, por isso, não podem deixar de trabalhar nem por um dia. Mesmo doentes, com fome, no frio, na chuva ou no calor escaldante estão firmes e fortes coletando os lixos jogados na rua e ajudando toda a sociedade com seu ato de sustentabilidade.

Entenda a importância do Carroceiro

Somente na cidade de São Paulo são produzidas diariamente cerca de 12 toneladas de lixo, sendo que de 35% a 45% desse lixo são recicláveis, porém, apenas 6% são reaproveitados.

Os carroceiros são fundamentais para que essa porcentagem aumente e a cidade passe a reaproveitar toda essa porcentagem de lixo reciclável.

Por esse motivo, os Carroceiros merecem destaque, pois, apesar da desigualdade e dificuldades da atividade, promovem a limpeza e o bem estar de toda a sociedade e da natureza.

A maioria dos Carroceiros trabalhando individualmente, carregando até 400kg de material reciclado em suas carroças e vendendo esses materiais para centros de coleta, de lá esse material é enviado para o processamento para se tornar matéria prima para outros produtos. Dessa forma, é possível fabricar mais e mais produtos sem agredir a natureza.

Se um carroceiro é capaz de coletar centenas de lixo por dia das ruas das cidades, imagina centenas e até milhares de carroceiros espalhados por todas as cidades brasileiras. São toneladas e mais toneladas de lixo retirados das ruas e entregues para a reciclagem.

O trabalho dos Carroceiros é muito importante para o desenvolvimento econômico da sociedade, pois o material reciclado reduz o custo de produção de diversos produtos, fazendo com que as indústrias possam produzir mais, gerar mais empregos, além de fazer com que as indústrias se engajem com a sustentabilidade.

Então, passe a olhar os Carroceiros com outros olhos, valorize aquele que promove o bem estar da sociedade e da natureza apesar de todas as dificuldades.

Share the Post:

Posts Relacionados