Como um país pode se tornar mais sustentável?

paises-sustentaveis

Entenda fatores que podem contribuir para uma nação ser mais verde e sustentável

O Brasil ocupa hoje a 62º posição no ranking de países mais sustentáveis do mundo. A atual colocação gera preocupações, considerando que o país conta com vasta biodiversidade e rico território natural, sendo detentor da segunda maior região de florestas do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

A situação ocorre, pois, para ser considerado um “país verde”, como são chamadas as nações mais engajadas com a causa sustentável, é necessário agir com preocupação e responsabilidade para com o meio ambiente. Líderes e população ecologicamente conscientes são o principal ponto de partida desse movimento.

A lista dos 10 países mais sustentáveis, liderada pela Islândia, é elencada considerando as políticas públicas ambientais com relação à proteção do ecossistema e da saúde humana. Também são considerados os níveis de compromisso com a liberdade e igualdade sociais e os investimentos em educação ambiental. O estudo, chamado de índice EPI (Environmental Performance Index) é realizado pela Columbia University e pela Yale University.

Medidas para um país se tornar mais sustentável

Tornar-se mais sustentável é um tópico global que envolve todos os setores da sociedade através de iniciativas a serem adotadas para que um país seja melhor rankeado por seu compromisso socioambiental. Abaixo, confira alguns exemplos de ações que podem ser realizadas a níveis nacional para contribuir com essa mudança:

  1. Incentivo fiscal para investimento em fontes de energias limpas.
  2. Medidas para a redução da emissão de carbono.
  3. Fiscalização da exploração de áreas verdes, como florestas, para atividades econômicas.
  4. Preservação da água, minimizando a poluição e aumentando o acesso ao saneamento básico.
  5. Proteção da biodiversidade ao coibir a caça e pesca ilegais.
  6. Fomento às políticas sustentáveis na iniciativa privada.
  7. Ampliação da educação ambiental em todos os níveis escolares.
  8. Estímulo à reciclagem e economia circular.

A Lar Plásticos é uma plataforma de transformação sustentável que atua no tratamento do resíduo plástico, reinserindo-o em sua cadeira produtiva. Utilizando desse insumo em cerca de 95% da produção, a marca é um exemplo de como circularidade pode e deve contribuir para a melhor gestão do lixo.

A empresa, 100% brasileira que oferece soluções para a coleta seletiva e urbana, tem grande contribuição nesse movimento de expansão da cadeia da sustentabilidade, levando seu compromisso socioambiental também para o exterior, por meio de filial localizada nos Estados Unidos.

Saiba mais: Ranking de países sustentáveis

Share the Post:

Posts Relacionados