Decomposição de materiais descartados na natureza

Tratamento correto evita acúmulo de resíduos que poderiam passar centenas de anos em decomposição

Quando se fala no conceito de decompor, o termo refere-se diretamente à transformação de um resíduo para sua volta ou desaparecimento completo do meio ambiente, sendo que cada tempo varia de acordo com a própria natureza do material. Neste sentido, cada tipo de matéria, orgânica ou produzida, passa por um processo diferente, podendo levar meses ou décadas para realmente se desfazer.

Considerando isso, muitos itens causam danos ao meio ambiente e são prejudiciais à saúde dos seres humanos e de animais, quando dispensados de maneira incorreta. Isso acontece porque alguns deles podem ter longos períodos de decomposição, além disso, há materiais que liberam substâncias tóxicas que podem chegar ao solo e rios.

O plástico, como ilustrado acima, pode levar cerca de 400 anos para se decompor, o que significa que todo o plástico produzido até hoje ainda está presente no planeta. A solução para situações como essa é a coleta seletiva, através da qual é possível direcionar o resíduo pós-consumo para o local certo, evitando que ele termine na natureza.

Algumas embalagens de produtos que consumimos diariamente, por exemplo, podem ser reciclados e, assim, chegar novamente à cadeia produtiva, servindo de matéria-prima para novos itens ao invés de levarem longos anos poluindo o planeta.

A Lar Plásticos, além de defender e incentivar o descarte correto de materiais, é um modelo de circularidade no país, pois confecciona 95% dos produtos de sua linha por meio do resíduo plástico reciclado.

A marca ainda é uma parceira ativa da coleta seletiva e urbana e oferece soluções de qualidade para esse mercado, como no caso das lixeiras de coleta seletiva. Elas podem ser utilizadas em diferentes locais, como restaurantes, shoppings, hospitais e condomínios, por exemplo, atendendo a uma demanda global pela expansão da coleta seletiva. Confira a linha completa aqui.

Share the Post:

Posts Relacionados