CEOs têm compreendido a relevância da agenda ESG para sua atuação a curto, médio e longo prazo.

O mundo todo vem enfrentando inúmeros desafios quando se fala na adoção de práticas mais sustentáveis para a transformação na forma com que se produz, consome e descarta bens e serviços. Neste sentido, a agenda ESG (do inglês Ambiental, Social e Governança) cresce cada dia mais, sendo um tema presente no alto escalão de diversos segmentos da sociedade.

Uma pesquisa promovida pelo Pacto Global da ONU, em parceria com a consultoria Accenture, demonstrou que 98% dos CEOs entrevistados acreditam que hoje a sustentabilidade é um tema fundamental para o cargo que ocupam. Em dez anos, essa taxa cresceu cerca de 15% entre os executivos.

Além disso, na última lista com as principais novidades no mercado de trabalho, divulgada no começo de 2023 pelo Linkedin, maior rede profissional do mundo, os cargos relacionados à sustentabilidade tiveram destaque, considerando o aumento exponencial das buscas das empresas por tais competências.

As mudanças revelam que o setor empresarial está em movimento, buscando acompanhar essa tendência que afeta os negócios de forma geral, especialmente no que concerne à competitividade à longo prazo. Isso porque os consumidores mostram-se cada vez mais engajados com a causa em prol do meio ambiente, sendo um fator de decisão na hora da compra.

Entretanto, para as organizações, é preciso considerar que essa mudança seja feita de forma estrutural baseando-se, não apenas em condições e movimentações de mercado, e sim em uma preocupação real e constante com o planeta e o impacto causado pela indústria de forma geral, seja qual for o segmento de atuação.

Quando isso não acontece efetivamente, as marcas acabam por se envolver em casos de Greenwashing, prática que visa ludibriar o cliente em potencial com falsas ações sustentáveis, prejudicando diretamente a credibilidade da empresa. Entenda mais sobre o Greenwashing clicando aqui.

Em contrapartida, a Lar Plásticos é um case de sucesso de âmbito nacional quando se trata de atuação sustentável, pois trabalha com o tratamento e transformação do resíduo plástico para a reinserção do material na cadeia produtiva como matéria-prima. Com mais de 95% da linha de produtos feita com plástico reciclado, a plataforma oferece soluções para a coleta seletiva e urbana.

A marca posiciona-se nesse mercado como uma parceira ativa do meio ambiente e dos agentes dessa transformação por um mundo mais sustentável, como no caso de recicladores e cooperativas, por exemplo. Além disso, busca engajar estrategicamente com os demais stakeholders envolvidos no processo. Conheça mais sobre a atuação da Lar Plásticos clicando aqui.

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