Entenda para onde vai o lixo eletrônico e a importância da destinação correta.

A maioria das pessoas já ouviu, em algum momento, que não se deve jogar pilhas e baterias no lixo comum. Mas, a verdade é que grande parte delas não sabe exatamente o porquê de tomar esse cuidado. O que acontece é que as pilhas e as baterias possuem componentes tóxicos altamente prejudiciais ao meio ambiente, bem como à saúde humana e de demais espécies, como o mercúrio (a maioria das pilhas botão, alcalinas e de óxido de prata), cádmio (pilhas recarregáveis), chumbo, zinco e níquel.

A grande questão é que o tratamento do lixo eletrônico deve ser feito da forma correta, pois, caso sejam incinerados, os gases resultantes contaminam o ar, prejudicando a atmosfera. Da mesma forma, se forem descartadas em aterros, lixões ou, pior, nas ruas, podem intoxicar o solo, os rios e, por consequência, vegetais e animais. Caso isso chegue a acontecer, a saúde humana pode ser lesada, já que o organismo não metaboliza essas substâncias. Assim, é possível relacionar esse contato com problemas graves no sistema nervoso e até câncer.

Por outro lado,o descarte correto pode trazer muitos benefícios, primeiramente em relação à preservação do meio ambiente, mas também no que diz respeito ao reaproveitamento de materiais que compõem esses produtos. Isso porque pilhas e baterias quando recicladas, por exemplo, podem virar pigmentos para fogos de artifício, pisos cerâmicos, vidros, tintas e muitas outras possibilidades.

Quando possuem o tratamento correto, esses itens são enviados para um sistema de triagem e, após isso, passam por trituração e por processos químicos e térmicos. Logo depois, os resíduos finais também são aproveitados, podendo virar cimento ou são enviados uma destinação que não cause danos à natureza e a nenhuma forma de vida.

Para descartar esses itens corretamente, o ideal é encontrar o posto de coleta desses materiais em específico mais próximo da sua casa ou trabalho. Normalmente, lojas de eletrônicos e os próprios fabricantes (sendo esses obrigados pela legislação) possuem sistemas de logística reversa e oferecem pontos de entrega voluntária.

A Lar Plásticos, como uma plataforma de transformação sustentável, tem foco no tratamento e reinserção do plástico na cadeia produtiva. A empresa tem a missão de contribuir com a destinação correta desse resíduo, poupando a extração de matéria-prima virgem do meio ambiente e colaborando com o desenvolvimento da circularidade no Brasil.

Share the Post:

Posts Relacionados