Você já ouviu falar em empregos verdes?

Considerados como novas oportunidades no mercado de trabalho, os empregos verdes têm o intuito de colaborar com o meio ambiente, a economia e a sociedade.

A cada dia o meio ambiente tem sentido mais e mais os impactos da produção em massa, que demanda a extração de matérias-primas e causa altos graus de emissão de carbono na atmosfera, além de, posteriormente, gerar o descarte incorreto de resíduo por parte da população, bem como da própria indústria.

Entretanto, conforme os problemas surgem, o mundo movimenta-se no que diz respeito ao desenvolvimento de novas soluções. Neste sentido, os “Empregos Verdes” vêm tomando destaque no cenário econômico e social, pois, além de alavancarem a economia com a geração de renda, os profissionais da área tornam-se agentes da transformação sustentável.

Afinal, o que são os empregos verdes?
O termo “Emprego Verde” foi elaborado pela Organização Internacional do Trabalho e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), agências integradas à ONU (Organização das Nações Unidas). Criado em 2009 com o estudo “Empregos Verdes: trabalho decente em mundo sustentável e com baixas emissões de carbono”, eles são os serviços que permitem a redução da geração de gases de efeito estufa e colaboram com a preservação do meio ambiente.

De acordo com a ONU, eles estão presentem em inúmeras áreas de atuação em todo o mundo, como no sistema de reciclagem; na construção civil com a promoção de energia limpa, por exemplo; no varejo de produtos orgânicos e sustentáveis; na manufatura, no caso de quem investe ou produz tecnologias para controlar a poluição ou desenvolver eficiência energética, entre muitos outros.

Empregos verdes no Brasil
O Brasil hoje já responde por 10% dos empregos verdes de todo o mundo, com cerca de 3 milhões de trabalhadores em diversos segmentos, o que representa uma vantagem competitiva para o país, mas também impõe desafios para um bom desenvolvimento, como em qualquer setor. A América Latina em geral, porém, detém um crescimento do emprego verde menos veloz do que poderia ser, estando concentrado em algumas indústrias apenas. No cenário nacional, a Lar Plásticos anda lado a lado com essa iniciativa e possui uma atuação ativa para preservar o meio ambiente. Buscando o desenvolvimento sustentável, tendo a economia circular como base de atuação, a marca produz mais de 95% de sua linha através do insumo plástico reciclado.

Share the Post:

Posts Relacionados