Greenwashing: entenda como identificar e evitar essa prática

Greenwashing

Estratégia da falsa sustentabilidade, com o Greenwashing, causa prejuízos à marca, ao consumidor e à sociedade

Greenwashing é um termo em inglês que pode ser traduzido como “lavagem verde” ou “maquiagem verde” e sua definição é, basicamente, a prática de entidades públicas ou privadas que usam a sustentabilidade como uma bandeira sem realmente serem adeptas a nenhum movimento neste sentido.

Assim, essas organizações se promovem no mercado por meio de um falso envolvimento com as causas ambientais. Essas ações têm o intuito de levar o consumidor ao erro de achar que, ao comprar desta marca, está, de alguma forma, contribuindo com a preservação e o cuidado com o meio ambiente, quando na verdade não está.

Todos os setores estão sujeitos à utilização de greenwashing, seja com empresas se vendendo com expressões como ecologicamente correto ou eco-friendly, através de conceitos visuais em embalagens verdes, com folhas e árvores, fazendo referência à preservação ou até mesmo ao afirmar que seu processo é sustentável, mas sem ter nenhuma comprovação disso.

Com o fácil acesso à informação que existe atualmente, a prática de greenwashing é uma estratégia questionável de marketing capaz, inclusive, de gerar inúmeros prejuízos para a marca, ao manchar sua imagem, e para a sociedade de uma forma geral, já que engana o comprador e tende a diminuir a confiança do mesmo nas reais atuações sustentáveis.

Ao invés disso, cabe às empresas o real engajamento com a causa, pensando não apenas nas vantagens mercadológicas, mas também na consciência ambiental como uma questão de responsabilidade coletiva.

Para isso, é necessário que as organizações conheçam o conceito de sustentabilidade e entendam como sua atuação prejudica o meio ambiente e repensá-la de forma a minimizar esse impacto. Além disso, é essencial a construção de uma comunicação assertiva, baseada na transparência das ações realizadas pela marca.

No caso do consumidor, é necessário estar cada vez mais atento, evitando assim ser enganado. Além disso, a escolha consciente por marcas que realmente buscam ser mais sustentáveis é o ponto de partida para uma transformação de todo o mercado.

A Lar Plásticos é um exemplo desse modelo de negócio, sendo uma plataforma de transformação sustentável que utiliza o insumo plástico reciclado em cerca de 95% de toda sua linha de produtos. A marca é um case de sucesso no país em relação à circularidade ao receber o resíduo plástico de cooperativas parceiras e promover todo o tratamento para a reinserção do material no processo produtivo, garantindo a destinação correta e minimizando a extração de matéria-prima virgem do meio ambiente.

Além disso, a Lar Plásticos não apenas fabrica produtos sustentáveis e colabora com a coleta seletiva e urbana, como também incentiva as ações dentro de suas dependências e com todos os seus colaboradores, promovendo o equilíbrio entre o meio ambiente, a sustentabilidade e o planeta.

Um exemplo dessa atuação é através do projeto Tampinha do Bem, no qual a empresa promove, junto ao poder público, a coleta de tampinhas plásticas que são recicladas e todo o valor é revertido em ações solidárias voltadas à população em situação de vulnerabilidade social.

Saiba mais em: larplasticos.com.br

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