Economia circular e logística reversa: entenda como os conceitos se complementam na prática

Economia reversa e logística reversa

Através da economia circular e da logística reversa, empresas buscam posicionamento mais sustentável

Um recente levantamento do Google Trends demonstrou que a busca pelo termo ESG (Ambiental, Social e Governança traduzido do inglês) nas plataformas de pesquisa cresceu 1200% em dois anos. O número revela que a questão da sustentabilidade não pode mais ser ignorada, especialmente no ambiental organizacional, já que este é afetado diretamente pelo comportamento dos consumidores, que tem refletido esse movimento pela defesa do meio ambiente.

Desta forma, as empresas dos mais diversos segmentos têm trabalhado para acompanhar as mudanças para se tornarem cada vez mais conscientes e responsáveis no quesito socioambiental. Temas como reciclagem, economia circular e logística reversa vêm estando mais presentes no ambiente e cotidiano corporativo.

A logística reversa é um conjunto de procedimentos que prevê a coleta do resíduo produzido no consumo para o retorno do mesmo à cadeia produtiva ou, então, para a destinação correta, quando não passível de reaproveitamento. O processo é a base atual para um desenvolvimento sustentável realizado por meio da responsabilidade compartilhada entre organizações e consumidores para a melhor gestão do lixo.

Esse sistema está intrinsecamente ligado à economia circular, que é definida, basicamente, como um conceito que associa o desenvolvimento sustentável ao melhor uso dos recursos naturais, mantendo-os no processo produtivo como insumo para novos itens ao invés de descartá-los em aterros sanitários ou lixões.

Sendo assim, ambos os conceitos são relacionados e devem ser trabalhados de forma complementar, já que a economia circular é capaz de fechar o ciclo da logística reversa, dando ênfase às fases da reciclagem dos materiais coletados, sejam eles no pós-venda ou pós-consumo.

A Lar Plásticos é um case de sucesso no país quando se fala em circularidade e reciclagem do plástico, já que mais de 95% de sua produção é baseada nesse insumo. Neste formato, a Lar Plásticos garante a destinação correta desse tipo de resíduo, evitando seu descarte em solos e oceanos, além de minimizar a extração de matéria-prima virgem da natureza.

A marca trabalha com soluções para diferentes setores industriais, facilitando uma atuação mais sustentável para essas empresas. Por exemplo, os pallets plásticos da Lar Plásticos podem auxiliar o segmento da logística no que concerne à organização e otimização, podendo potencializar seu posicionamento em prol do meio ambiente, adquirindo produtos feitos de material reciclado e que podem retornar à cadeia produtiva quando perderem sua utilidade.

Para conhecer a linha completa da Lar Plásticos e seu benefício às empresas parceiras, acesse: https://www.larplasticos.com.br/produtos/.

Share the Post:

Posts Relacionados