Embalagens sustentáveis

Essenciais para o consumo, o uso de embalagens sustentáveis tem sido de extrema importância para o meio ambiente.

A digitalização do consumo, com o avanço do e-commerce no varejo e até mesmo na alimentação, intensificada nos últimos anos com a pandemia de Covid-19, tem sido apontada como um fator responsável pelo aumento da produção de lixo em todo o mundo e a falta de estratégia para a gestão desse resíduo fez com que essa transição tivesse efeito negativo para o planeta.

Neste sentido, as embalagens, que desempenham um papel importante na proteção e preservação de produtos, passam a ser associadas à crescente preocupação com a poluição do meio ambiente por resíduos plásticos e os impactos ambientais associados a eles, fazendo com que se impulsione a busca por alternativas sustentáveis.

Hoje, existem abordagens que podem contribuir com a mudança desse cenário. Um exemplo disso é através da redução do plástico nas embalagens. Isso poderia ser feito de duas formas: diminuindo o tamanho e eliminando componentes desnecessários ou investindo em outros materiais, como papelão ou vidro.

Além disso, a tecnologia pode e deve ser uma aliada da sustentabilidade. Quando não há possibilidade de eliminar o plástico, o bioplástico é uma opção menos prejudicial à natureza, já que é produzido através de material biológico e renovável, em vez de petróleo ou gás natural, que causam maiores danos ambientais.

A adoção da economia circular também é uma opção, que ainda pode garantir benefícios até mesmo para as empresas, já que possibilita a reintegração dos materiais na própria cadeia produtiva. Isso envolve o desenvolvimento de sistemas de reciclagem eficientes, a promoção da reutilização de embalagens ou a criação de incentivos para esse sistema que envolvam o consumidor final.

Esse processo de transição, entretanto, deve incluir todos os setores da sociedade, já que as embalagens são uma parte essencial do consumo, desde a produção até a entrega e uso de cada item do cotidiano das pessoas. Mudar o mercado de embalagens em direção à sustentabilidade é um desafio, mas é um passo necessário para reduzir o impacto ambiental e criar um futuro mais sustentável.

A Lar Plásticos é uma plataforma de transformação sustentável do plástico que auxilia na gestão dos resíduos pós-consumo ao reciclar e reinserir esse material na cadeia produtiva, poupando o planeta de absorver toneladas de lixo anualmente.

Share the Post:

Posts Relacionados