Indústria do plástico é peça fundamental para o desenvolvimento da economia

Indústria do plástico

Entenda o impacto da indústria do plástico  no cotidiano da sociedade

Quando o PIB de um país aumenta e a economia começa a dar sinais de recuperação, um dos reflexos é o aumento do consumo e que isso traz impactos diretos na indústria do plástico, já que uma enorme quantidade de produtos consumidos pelas pessoas em seu dia a dia inclui esse material. Quando isso ocorre, naturalmente, mais pessoas compram móveis, eletrônicos e a indústria automotiva também passa a registrar índices mais favoráveis, além de vários outros itens produzidos a partir de resinas plásticas que apresentam melhor desempenho de vendas.

Em 2020, por exemplo, no setor transformador de plásticos houve crescimento de 2,4% na produção física. Já em relação aos empregos, foram gerados 336.921 no Brasil, sendo 10.162 na indústria de reciclagem do plástico. Desse modo, o setor é o 4º maior empregador dentro os setores da Indústria de Transformação.

Neste sentido, a utilização do plástico proporciona diversas vantagens, como a prolongação da vida útil de um alimento, custos mais acessíveis de produtos, produção de materiais descartáveis como seringas, bolsas de sangue e de soro, embalagens para descarte de resíduos hospitalares, prevenindo risco de contaminação e oferecendo maior qualidade de vida, através de produtos altamente resistentes e duradouros.

Além disso, em um momento de preocupação com o impacto gerado ao planeta, a indústria também despertou para o desenvolvimento de soluções inovadoras e mais sustentáveis na indústria de plástico, produzindo a partir de fontes renováveis e com menor efeito ambiental.

Como importante contribuição ao meio ambiente, a produção consciente do plástico protege os solos de contaminações, canaliza os esgotos, evita erosões e preserva a água. Cria-se, assim, uma correlação entre consumo responsável e descarte adequado, conservando os recursos naturais e contribuindo com a qualidade de vida das pessoas para um bom crescimento econômico acompanhado da responsabilidade socioambiental.

Ao analisar a urgência da questão entre o equilíbrio ambiental frente ao plástico, uma das melhores alternativas é a circularidade. A economia circular gera uma utilização racional de produtos e recursos, visando aumentar o ciclo de vida desse material. Assim, esse formato impacta na redução do desperdício de resíduos ao mínimo.

A Lar Plásticos atua fortemente no setor com comprometimento socioambiental, ao ser pioneira na transformação do plástico pós-consumo e pós-industrial em matéria-prima para o seu processo de produção. A marca é um case de sucesso no país em relação à circularidade e à reciclagem do plástico, já que mais de 95% de sua produção é baseada nesse insumo, garantindo a destinação correta do material ao evitar seu descarte incorreto e minimizando a extração de matéria-prima virgem da natureza.

Saiba mais em: larplasticos.com.br

Share the Post:

Posts Relacionados