You are currently viewing  Consumo consciente e Black Friday

 Consumo consciente e Black Friday

Fazendo parte do calendário anual em diversos países, a Black Friday levanta problemática do consumismo no varejo.

A Black Friday teve início nos Estados Unidos por volta da década de 90 e se tornou uma abertura oficial da temporada de compras de final de ano. Devido ao seu sucesso, impulsionado principalmente pelos altos descontos e promoções, a data se espalhou pelo mundo e passou a movimentar o comércio de todos os setores.

Neste cenário, muitos consumidores são incentivados ao consumo excessivo, já que compram inúmeros produtos não pela necessidade ou bem-estar, mas pelo impulso e pelo sentimento de posse. Um estudo realizado em 2021 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil, em parceria com o Sebrae, mostrou que 44% das compras realizadas pela internet são por impulso.

Neste sentido, o atual modelo de consumo global tem se tornado cada vez mais inviável, causando um imensurável impacto ambiental. Exemplo disso é que, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), para suprir o uso de recursos e absorver o lixo gerado pela humanidade, seria necessário 70% de outro planeta Terra.

Por isso, é importante fazer suas compras com responsabilidade e planejamento, evitando impulsos desnecessários, lembrando que consumo consciente não significa deixar de comprar, mas criar uma percepção de que cada aquisição traz consigo um impacto, positivo ou negativo, na economia, relações sociais e na natureza.

Além disso, é imprescindível estar atento para reconhecer e consumir de empresas que possuam compromisso socioambiental e adotam a sustentabilidade em seus processos. Assim, é possível incentivar a preservação e o cuidado com o planeta, já que a mudança deve começar em cada um. Confira nosso conteúdo sobre como evitar marcas que praticam Greenwashing.

A Lar Plásticos é uma plataforma de transformação sustentável, que utiliza o plástico reciclado como matéria-prima em mais de 95% de seu processo produtivo. Ademais, a empresa, não apenas fabrica produtos sustentáveis, mas também incentiva essas ações dentro de suas dependências e com todos os seus colaboradores, promovendo o equilíbrio entre o meio ambiente, a sustentabilidade e o planeta.

Acesse mais conteúdos em nosso blog!