Para onde vai o lixo que você produz?

lixo

Apesar da reciclagem do lixo estar ganhando cada vez mais espaço, os lixões e aterros sanitários ainda são os principais destinos das toneladas de lixo produzidas no país.

O Brasil é o 4º país que mais gera lixo no mundo, são 255 mil toneladas produzidas diariamente, de acordo com estudo realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF). O país fica atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. Desse modo, a destinação final correta de todo esse lixo é uma das grandes preocupações das cidades atualmente.

Sem a reciclagem do lixo, qual é o seu destino final?

Principalmente nos lixões e aterros sanitários espalhados em todo território nacional. São quase 3 mil lixões funcionando, segundo o relatório da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Quando se fala em aterros sanitários, são 1.300 em 1.256 municípios. Mas, afinal, o que são lixões e aterros sanitários?

Lixões

Os lixões são espaços nos quais os resíduos são descartados diretamente no solo, sem qualquer proteção ou controle ambiental, o que acaba provocando danos à saúde pública e ao meio ambiente – como a contaminação dos lençóis freáticos e do solo. Desse modo, podemos notar que os lixões não são a melhor destinação para o lixo gerado.

Em 1954, a disposição de resíduos a céu aberto foi proibida. Nos anos 1981 e 1998, essa prática foi criminalizada através de leis federais, mas isso não impediu o seu funcionamento. Foi apenas em 2010, que ações efetivas foram tomadas pelo governo federal, estabelecendo prazos para que todos os municípios fechem seus lixões. Porém, prazo expirou no dia 2 de agosto de 2014.

Através do Programa Lixão Zero, o Ministério do Meio Ambiente estabeleceu um novo prazo para julho de 2021. O programa tem por objetivo realizar a destinação final ambientalmente adequada de resíduos, fortalecer a Logística Reversa, potencializar a geração de energia a partir dos resíduos sólidos e elaborar um novo Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Em dezembro de 2021, mais da metade dos municípios brasileiros ainda descartam seus resíduos urbanos de forma irregular. (Fonte: UOL Notícias)

Aterros Sanitários

Os aterros sanitários seguem as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e diferente dos lixões precisam de licenciamento ambiental para funcionar. Além disso, os aterros têm limite de recebimento de resíduos a partir de estudo do solo e da realidade de cada espaço. Os solos e os lençóis freáticos são preservados e monitorados, impedindo a contaminação.

Atualmente, os aterros mais responsáveis, ainda geram energia através do lixo, como o biogás, que pode ser usado depois de um tratamento adequado.

Qual seria a melhor destinação para o lixo?

Quando comparados aos lixões, os aterros sanitários são locais de melhor destinação do lixo produzido. Apesar disso, eles não são a melhor opção de destinação dos resíduos, pois embora apresentem diretrizes ambientais, ainda geram lixo.

Portanto, a melhor opção continua sendo a reutilização e a coleta seletiva dos materiais recicláveis (plástico, papel, vidro e metal). Além disso, separando todo o material que pode ser reciclado do lixo orgânico, você começa a reciclagem em casa.

Em relação aos resíduos orgânicos, a compostagem é a opção ambientalmente correta. Uma vez que os restos de matéria orgânica vegetal e animal (com algumas restrições) passam por um processo biológico de decomposição, tendo como resultado o adubo, produto que pode ser aplicado ao solo sem causar prejuízos ao meio ambiente. Assim como a reciclagem, também pode ser realizada em casa. Saiba como fazer uma composteira caseira utilizando caixas plásticas

Entenda a importância dos Containers para a Coleta Seletiva e a Reciclagem do Lixo

As campanhas de reciclagem são essenciais para a manutenção e conservação do meio ambiente, além de ser a melhor destinação para os resíduos recicláveis gerados. Os containers de plástico desenvolvem um papel muito importante para esse processo.

O uso do container de lixo é essencial para manter a higiene e a organização em relação ao descarte do lixo, garantindo mais saúde e afastando animais, evitando doenças e contaminações, colaborando, assim, com a Saúde Pública.

Os containers da Lar Plásticos possuem diversos modelos, e são projetados para grandes armazenamentos de lixo. Eles são perfeitos para vedar e evitar vazamentos e são de fácil locomoção.

Assim, acreditamos contribuir não apenas para nossos clientes na coleta seletiva de lixo, mas também para manter o equilíbrio entre sustentabilidade, meio-ambiente e planeta. Conheça nossos produtos que auxiliam no descarte correto do lixo: lixeiras basculantes, lixeira papeleira, coleta seletiva de 50 litros e coleta seletiva de 60 litros e  carrinhos coletores.

Conseguimos te ajudar com este artigo?

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Conheça mais sobre Containers
Acesse a nossa página no LinkedIn

Acesse Nossa Página no Facebook
Visite nosso Instagram

0/5 (0 Reviews)
Share the Post:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Posts Relacionados