Por que é importante limpar as embalagens antes de encaminhá-las para a reciclagem?

reciclagem-limpeza-embalagens

O processo de reciclagem é prejudicado quando as embalagens são descartadas sem nenhuma limpeza prévia. Saiba o porquê.

Embalagens descartáveis, latas de alumínio, produtos de limpeza, garrafas PET, vidros, são infinitos os produtos fabricados com materiais reciclados que são consumidos diariamente por todo o mundo. Todos somos responsáveis pelo lixo que produzimos, pois quanto mais consumimos, mais embalagens são utilizadas, mais recursos naturais e matérias-primas são demandados e mais lixo é descartado. E para que o impacto desse lixo seja o menor possível, atitudes sustentáveis precisam ser implementadas no cotidiano da sociedade, como o descarte consciente e o envio dos materiais para a reciclagem.

O que você pode fazer?

Fazer a destinação correta das embalagens para reciclagem é fácil, depende de atitudes simples que começam dentro de casa, como separar os materiais recicláveis (plástico, papel, vidro e metal) do lixo comum (orgânico). Mas a reciclagem em casa vai muito além do que apenas separar o lixo.

Você sabia que é preciso limpar as embalagens antes de destiná-las para a coleta seletiva?

Imagine que uma embalagem foi descartada com resto de comida dentro. Essa caixa ficará dentro do coletor de lixo por alguns dias, até ser recolhida pela coleta seletiva em sua rua. Quando chegar ao local de reciclagem, irá aguardar até o momento da triagem, para posteriormente – caso esteja em condições adequadas – seja reciclada.

Agora considere todo o período em que a caixa ficou com o resíduo orgânico dentro, isso pode ter causado mau cheiro e a proliferação de fungos e bactérias, além de insetos atraídos pela decomposição daquele resto de comida. Essa embalagem também irá se misturar com outros materiais recicláveis, e, consequentemente, os contaminará, podendo até mesmo inviabilizar o processo de reciclagem. Desse modo, esvaziar e limpar os materiais recicláveis é muito importante antes de encaminhá-los para a reciclagem. 

Como realizar a limpeza das embalagens que vão para a reciclagem?

Seja consciente e evite desperdícios. Fazendo a limpeza de forma adequada, não é necessário utilizar água. Limpe bem as embalagens com um papel ou um guardanapo usado.

Além disso, embalagens de produtos que deixam muitos resíduos podem ser colocadas na pia enquanto você lava a louça, reaproveitando assim a água e o sabão utilizados na lavagem dos demais utensílios.

Viu como é simples colaborar com o processo de reciclagem?

Conseguimos te ajudar a entender a importância de limpar as embalagens antes que sejam encaminhadas para reciclagem?

Ah! Só mais uma coisinha: você sabia que produtos reciclados consomem menos água em seu processo de fabricação? Legal, né?

Conheça alguns produtos feitos de plástico reciclado!

Se ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato  conosco, teremos muito prazer em atendê-lo.

(11) 4416-6868
(11) 4416-7980
(21) 3956-3885

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Conheça nossos Produtos Sustentáveis
Curta nossa página no Facebook
Acesse nossa página no LinkedIn
Siga a gente no Instagram
Confira nosso canal no Youtube

Share the Post:

Posts Relacionados