Sustentabilidade e influência digital

Como a influência digital pode contribuir com mudanças significativas.

Um estudo revelou que os brasileiros passam mais de 10 horas navegando na internet diariamente, sendo que mais de 3 horas são dedicadas ao acesso às mídias sociais. Os dados da agência Sortlist demonstraram que o Brasil figura a segunda posição entre os países que mais gastam tempo nas plataformas digitais. Com o fenômeno das redes, surge um novo tipo de locutor com grande relevância junto ao público consumidor: os influenciadores e criadores de conteúdo, com milhões de seguidores e o potencial de moldar opiniões e comportamentos do cotidiano apenas através da sua influência.

Neste cenário, surge a necessidade de abordar tópicos de relevância social, como a sustentabilidade e as práticas sustentáveis, visando promover uma mudança positiva na relação entre as pessoas e o meio ambiente em larga escala. Assim, os influenciadores têm a oportunidade de inspirar e motivar milhões de pessoas a adotarem um estilo de vida mais consciente e sustentável, já que a conscientização e a educação ambiental tendem a ser as principais formas de impulsionar a ideia de contribuir com a preservação do planeta.

Os influenciadores podem utilizar suas plataformas para educar o público sobre a importância da sustentabilidade, compartilhando informações sobre questões ambientais e destacando práticas ecoconscientes, bem como os tópicos relacionados às mudanças climáticas, poluição, conservação de recursos naturais, proteção da biodiversidade e muito mais.

Os influenciadores também têm a capacidade de inspirar marcas e empresas a adotarem práticas mais sustentáveis. Ao apoiar e promover produtos e serviços sustentáveis, eles impulsionam a demanda por opções mais amigas do ambiente. Isso pode levar organizações a repensarem suas estratégias e implementarem sistemas mais responsáveis, desde a produção até o descarte de seus produtos.

Um exemplo de mudança impulsionada pelas redes sociais foi a recém proibição de testes e ensaios de produtos de higiene e cosméticos em animais. O movimento Free Cruelty foi amplamente abordado por influenciadores do segmento nos últimos anos, fazendo com que as marcas que adotaram esse modelo se destacassem no mercado e gerando, por fim, uma transformação no próprio setor através da legislação.

A influência ainda pode ser aproveitada para apoiar e divulgar projetos e organizações ambientais, incluindo a participação em eventos de conscientização, a doação de recursos para causas ambientais e a colaboração com instituições que trabalham para proteger o meio ambiente.

Os tempos atuais garantem uma oportunidade valiosa para promover mudanças positivas em todo o mundo. Através da influência, é possível direcionar voz e plataforma para conscientizar, inspirar e estimular mais e mais pessoas em ações sustentáveis. Combinando informação, práticas conscientes e engajamento com a comunidade, pode se fazer a diferença e construir um futuro mais sustentável para todos, esse é o ideal de trabalho da Lar Plásticos, plataforma de economia circular que promove a transformação do resíduo plástico, direcionando-o para a própria cadeia produtiva.

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