Importância da Resiliência Urbana nas Cidades

resiliência urbana

Resiliência Urbana pode ser um norteador para as transformações necessárias, visando a preservação do modelo de sociedade atual

Após um longo processo de urbanização, estimulado pelo avanço da indústria, o mundo passou a sentir os efeitos dessa mudança global que ocorreu com pouco ou nenhum planejamento. As consequências já se apresentam no cotidiano e passam a interferir na vida das pessoas, como o aquecimento global.

Entretanto, esses problemas vão além das situações de desastres ambientais. As próprias atividades realizadas pela sociedade podem ter consequências tanto positivas quanto negativas. Elas são causadas por esse processo que rompe as relações harmônicas estabelecidas naturalmente entre o meio ambiente e os seres humanos.

Neste sentido, surge o fenômeno da resiliência urbana que diz respeito à capacidade do sistema de se manter estável através de todos os choques e tensões, ao passo em que se adapta e se transforma positivamente em direção a uma realidade mais sustentável.

Assim, o conceito de Resiliência Urbana vem se tornando uma qualidade almejada em todo o mundo, já que norteia o estilo de vida moderno e se apresenta como uma forma de se adaptar às novas demandas e necessidades, considerando que as ações humanas implicam no bem-estar e na saúde das cidades e seus atuais e futuros habitantes.

Pensando não apenas no quesito ambiental, mas também no político e econômico, em uma cidade resiliente, o planejamento urbano é necessário, porém não é a solução, já que o conceito envolve a capacidade de resistência e regeneração desse local. Para isso, faz-se necessária a criação de políticas públicas direcionadas que possibilitarão a execução de um planejamento eficiente na prática, o que resulta em uma dinâmica social saudável, com mais qualidade de vida para a população.

Essa atuação, porém, deve ir além do poder público, considerando que é uma questão sistêmica que envolve toda a sociedade. Por isso, a iniciativa privada também pode fazer parte dessa transformação ao alinhar tecnologia, inovação e sustentabilidade. A Lar Plásticos é um exemplo prático no Brasil desse modelo de negócio, utilizando o plástico que seria descartado de maneira inadequada no meio ambiente em possibilidades.

A Lar Plásticos é uma plataforma de transformação sustentável que atua através da circularidade e da reciclagem do plástico oferecendo produtos para o setor de coleta seletiva e urbana e soluções personalizadas para a indústria. Ao tratar esse resíduo e reinseri-lo na cadeia produtiva, a marca garante sua destinação correta e minimiza a extração de matéria-prima virgem da natureza, visando a manutenção da vida para essa e as próximas gerações.

Confira também: Práticas ESG e atuação das marcas

Share the Post:

Posts Relacionados