Abril Verde: prevenção de acidentes é essencial para empresas e colaboradores de todos os setores

Em tempos em que tanto se fala sobre práticas de ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), organizações de todos os segmentos buscam posicionar-se de forma efetiva para cumprir com os compromissos esperados nos três pilares de ESG. Neste sentido, a sociedade vem acompanhando a adaptação de empresas nas abordagens que implicam na preservação ambiental e nas ações que envolvem, de forma geral, as pessoas.

Em um desses quesitos, é possível citar a potencialização e maior efetivação do setor de prevenção de acidentes, que muito impacta o cotidiano dos colaboradores. Apesar de ser uma prática obrigatória há muitos anos, a ampliação desse movimento resulta em benefícios diretos à saúde e segurança do trabalhador, já que entre 2012 e 2022, mais de 25 mil pessoas morreram em decorrência de acidentes de trabalho, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.

Atualmente, abril é considerado o mês de conscientização sobre a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, sendo lembrado através da campanha Abril Verde, a partir da Lei nº 11.121, de 2005. O movimento no país surgiu para lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado no dia 28 de abril.

Com isso, empresas e órgãos uniram-se para desenvolver mais ações de conscientização, ao passo que promovem mais qualidade e bem-estar no dia a dia de profissionais de inúmeros setores de maior ou menos periculosidade. Um exemplo disso é a atuação da Lar Plásticos, que trata o assunto de forma rígida e rigor. Contando com uma equipe de especialistas em segurança do trabalho que implementam ativamente ações junto ao time, a marca trabalha sempre visando manter a segurança dos colaboradores, bem como sua saúde física e mental.

Share the Post:

Posts Relacionados