Biodiversidade Marinha

A biodiversidade marinha é prejudicada diariamente pela poluição e pelo aquecimento global.

O planeta Terra possui ampla diversidade quando fala-se em fauna e flora e um dos espaços com maior extensão de espécies é o mar, é o que chamamos de biodiversidade marinha. Ela é composta por plantas, animais, invertebrados, insetos e microrganismos que vivem integrados nos oceanos.

Essa riqueza natural vive em uma harmonia construída ao longo de milhões de anos nos oceanos, que precede, inclusive, a existência humana. Entretanto, com a chegada do homem e a evolução da vida como se conhece hoje, inúmeros ecossistemas vêm sofrendo consequências negativas e irreversíveis.

Na era das mudanças climáticas, os oceanos, por exemplo, estão sofrendo com um fenômeno conhecido como acidificação, no qual os mares estão aproximadamente 30% mais acídicos, sofrendo com a perda de biodiversidade devido à sobrepesca, destruição de habitats e poluição em grandes níveis.

Preservar a biodiversidade marinha, entretanto, é um processo que necessita de um cuidado sistêmico, que vai além de pensar apenas nos oceanos. Isso porque a emissão de gases de efeito estufa, por exemplo, prejudicam fortemente essas áreas, já que a queima de combustíveis fósseis faz com que as águas absorvam grande quantidade de carbono, com a qual não consegue lidar de forma saudável.

Além disso, com o aumento da temperatura média do planeta, sistemas extremamente sensíveis, como a formação de recifes de corais, tornam-se muito mais vulneráveis. Sem falar, é claro, do acúmulo de resíduos, especialmente o plástico, que polui os mares e impacta diretamente na vida dos animais.

Evitar isso é, além de uma necessidade urgente, um dever de todas as pessoas e de todos os setores envolvidos, tanto público quanto privado. É importante que haja o desenvolvimento de ações eficazes que garantam a preservação de todo o percurso da água, desde a nascente, até seu despejo no mar.

A Lar Plásticos, como uma plataforma de transformação sustentável do plástico, poupa o despejo de toneladas de resíduos na natureza e no oceano e atua como uma propulsora da economia circular no país, mostrando que é possível o desenvolvimento e crescimento econômico de forma responsável para com o meio ambiente.

Share the Post:

Posts Relacionados