Desmatamento é uma preocupação global

Desmatamento compromete todo o equilíbrio do planeta e demanda soluções urgentes

O desmatamento é, atualmente, um dos maiores problemas ambientais que o planeta enfrenta, já que ele envolve uma série de consequências que não se resumem apenas ao desgaste natural, mas afetam diretamente os ecossistemas e prejudicam todas as formas de vida que se conhece hoje.

Para se ter uma visão mais ampla sobre essa questão, é importante considerar que as principais causas do desmatamento são relacionadas ao movimento agrícola e de pecuária, à construção de hidrelétricas e demais formas de urbanização, bem como às práticas de mineração. O primeiro, entretanto, é o líder da lista, sendo responsável por 80% de todo o desmatamento mundial.

Já quando fala-se nos resultados desse cenário, entre seus impactos, estão a perda de biodiversidade, desertificação e aquecimento global, por exemplo.

Desmatamento no Brasil
Em solos brasileiros, esse é um problema estrutural que acontece desde a imposição do império português no país, em 1500, quando teve início a exploração do pau-brasil e de outros recursos naturais. Neste mesmo sentido, ainda hoje essa devastação é impulsionada pela expansão de negócios com vistas financeiras sem que seja considerada a importância de manter o equilíbrio natural.

Estima-se que, desde a década de 1970, o país tenha perdido cerca de 18% de suas florestas em decorrência do desmatamento, o equivalente ao território dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Apesar de parecer uma missão simples quando fala-se em não desmatar, esse é um ponto de discussão em todo o planeta, já que o crescimento econômico, muitas vezes, acaba se sobressaindo e sendo colocado à frente da preservação ambiental. Hoje, entretanto, lideranças globais buscam formas de promover o desenvolvimento sustentável, respeitando os limites do meio ambiente.

No Brasil, essas medidas passam pela necessidade da estruturação de políticas públicas que envolvam todos os setores da sociedade, desde subsídios para a promoção de ideias e formatos de negócios sustentáveis até o estabelecimento de legislações mais rígidas quando trata-se de atuações irresponsáveis ou mesmo ilegais, como no caso do garimpo ou de fronteiras agrícolas ultrapassadas.

A Lar Plásticos é referência nas práticas sustentáveis, sendo um case de sucesso no tratamento de resíduos plásticos no país. A marca utiliza o plástico reciclado em 95% em sua linha de produtos, evitando a extração da matéria-prima virgem e aumentando o tempo de vida útil desse material que seria descartado incorretamente, caminhando assim, dentro da economia circular.

Share the Post:

Posts Relacionados