Como a descoberta do bioplástico pode beneficiar o planeta?

O avanço do bioplástico ainda demanda pesquisa e investimentos, mas já pode ser considerada uma opção para a crise ambiental do plástico.

O uso excessivo de plástico convencional é um dos maiores desafios ambientais que o planeta enfrenta atualmente, considerando que o material leva centenas de anos para ser decomposto na natureza, causando poluição em terra e água e ameaçando a vida em todas as suas formas. No entanto, uma descoberta promissora pode representar uma solução mais sustentável: os bioplásticos. Neste blog, vamos explorar o que eles são e como podem beneficiar a natureza. Continue a leitura e confira!

Os bioplásticos são produzidos partir de fontes renováveis, como amido de milho, cana-de-açúcar, óleos vegetais e até mesmo resíduos de alimentos. Ao contrário do plástico convencional derivado do petróleo, os bioplásticos são compostáveis ou biodegradáveis, o que significa que podem se decompor de forma mais rápida e segura na natureza, minimizando seu impacto.

Outro benefício é a capacidade do fechamento do ciclo de vida do bioplástico, que pode ser compostado, transformando-se em adubo orgânico que pode ser utilizado na agricultura. Dessa forma, o ciclo de produção e descarte se torna mais sustentável, evitando o acúmulo de resíduos plásticos no meio ambiente, inclusive nos oceanos, um dos grandes problemas do plástico comum.

No entanto, é importante ressaltar que os bioplásticos não são a solução definitiva para a crise do plástico. Existem desafios a serem superados, como a disponibilidade de matérias-primas renováveis em larga escala, o desenvolvimento de processos de produção mais eficientes e a garantia de que os bioplásticos sejam corretamente descartados em sistemas de compostagem adequados.

Consumidores podem contribuir para o avanço dessa tecnologia optando por produtos que a utilizam e apoiando empresas que investem em alternativas mais sustentáveis. Além disso, é fundamental conscientizar-se sobre a importância da redução do consumo de plástico de maneira geral, promovendo a reutilização, reciclagem e adoção de embalagens mais eco-friendly.

Em mesma medida, as marcas precisam atuar com cada vez mais responsabilidade socioambiental, visando minimizar seu impacto na natureza e contribuir com as próximas gerações, como a Lar Plásticos tem feito através da circularidade. A empresa realiza o tratamento de mais de uma tonelada de resíduo plástico pós-consumo mensalmente, evitando seu descarte incorreto no meio ambiente.

Share the Post:

Posts Relacionados