Você sabe o que é ser eco friendly?

eco friendly

Entenda a importância de ter escolhas sustentáveis

Você provavelmente já ouviu sobre a necessidade de adotar hábitos mais sustentáveis ou ser eco friendly, certo? O termo traduzido do inglês significa “ecologicamente amigável” ou “amigável ao meio ambiente” e faz referência a impactar menos a natureza em atitudes do dia a dia, como através do consumo consciente.

O eco friendly é uma postura que pode e deve ser tomada pelo poder público, empresas e também pelas pessoas. No primeiro caso, cabe aos governos conscientizarem a população e incentivarem o consumo consciente. Para as organizações e indústrias, toda a produção deve ser pensada para causar menos danos ao meio ambiente. Para a sociedade, as atitudes devem permear todo o cotidiano, desde a alimentação até a escolha por produtos e marcas sustentáveis.

A importância de se adotar essas práticas se dá pela necessidade de minimizar os efeitos da ação humana no planeta, que vêm trazendo inúmeros prejuízos, como a extração exacerbada de matéria prima, o desmatamento e consequente dano às espécies locais, a poluição de solos, lençóis freáticos e oceanos e a emissão de gás carbônico na atmosfera, que causa o efeito estufa e o aumento médio da temperatura da Terra.

Seja em casa ou no trabalho, é preciso estabelecer alguns processos simples como economizar água, fazer a compostagem do lixo orgânico, adotar os 5 R’s (repensar, recursar, reduzir, reutilizar e reciclar) e repensar sobre a alimentação e optar por produções naturais e locais.

Outra forma de ser eco friendly é analisando os produtos comprados e as marcas consumidas, isso porque há empresas comprometidas com o bem comum e a preservação do meio ambiente. Essas organizações possuem formas de produzir que não prejudicam ou causam menos mal à natureza. É possível reconhecer essas empresas através de selos de sustentabilidade reconhecidos no Brasil, como:

  • ISO 14001: Específica requisitos do sistema de gestão ambiental, considerando o uso de recursos naturais, proteção de florestas e preservação da biodiversidade.
  • ISO 50001: Estabelece normas sobre o Sistema de Gestão de Energia (SGE) com o objetivo de tornar o consumo mais eficiente.
  • Carbon Trust Standard: Oferece certificações para indústrias com base no consumo de energia, água e emissão de CO2.
  • Cruelty-free: Certifica produtos que não realizam testes em animais.
  • SENAPLAS: Identifica e valoriza as empresas recicladoras que trabalham dentro dos critérios sociais, ambientais e econômicos exigidos por lei.

São mais de 30 selos de sustentabilidade no país com diferentes características, mas que diferenciam as instituições eco friendly das demais, permitindo um consumo mais consciente e responsável.

A Lar Plásticos é uma dessas empresas. Comprometida com o meio ambiente, sua atuação é baseada na reutilização do insumo plástico reciclado como matéria prima em mais de 95% de sua linha.

Além de se posicionar como uma plataforma de transformação sustentável, o foco da Lar Plásticos é oferecer soluções para a coleta seletiva e urbana e o transporte e acondicionamento de resíduos sendo, portanto, uma marca eco friendly desde o processo produtivo até o produto final.

Para conhecer mais sobre a marca e a linha Lar Plásticos, acesse: https://www.larplasticos.com.br/produtos/

Share the Post:

Posts Relacionados