De upcycling a brechós e marcas eco-friendly, saiba mais sobre como o mercado da moda sustentável está em constante evolução.

Você já ouviu falar no cemitério de roupa no deserto do Atacama? De sapatos a camisetas, calças, vestidos e casacos, estima-se que o Chile seja palco de um grande lixão de cerca de 300 hectares onde peças são abandonadas após serem descartadas pelos Estados Unidos, Europa e Ásia e importadas para revenda no país sul-americano.

Apesar de assustador o suficiente, esse é apenas um dos cenários que retratam a problemática da indústria da moda, em especial, das marcas chamadas fast fashion. Através de lançamentos diários e cada vez mais tendências de curto prazo, esse mercado desperta um consumo desenfreado que, em muito, é potencializado pela globalização e pelas redes sociais.

A rápida produção de roupas e seu posterior e, praticamente, inevitável descarte estão causando incontáveis e irreversíveis danos ao meio ambiente e comprometendo os recursos naturais. Em contrapartida, já existe um movimento em prol da mudança gradual da mentalidade da indústria e do consumidor final em direção a uma moda mais ética e sustentável. Mas será que isso é realmente possível? A Lar Plásticos mostra que sim. Continue a leitura e confira.

Como consumir moda de forma mais consciente?

  • Compre conscientemente: Um dos primeiros passos para tornar a moda mais sustentável é repensar seus hábitos de consumo. Antes de fazer uma compra, pergunte-se: “Eu realmente preciso disso?” e “Qual é o impacto dessa peça no meio ambiente?”.
  • Invista em qualidade: A moda sustentável também está associada à durabilidade das roupas. Ao invés de comprar peças de baixa qualidade que se desgastam rapidamente, opte por roupas bem feitas, com designs atemporais, tecidos duráveis e costuras resistentes.
  • Repare e recicle: Ao invés de descartar uma peça de roupa quando ela apresentar algum defeito, considere consertá-la ou dar uma nova vida a ela através de customizações, é o que se chama de upcycling. Costurar um botão ou ajustar a barra, por exemplo, pode prolongar significativamente a vida útil das suas roupas. Além disso, recicle roupas antigas, doando para instituições de caridade.
  • Opte por fibras naturais e orgânicas: Muitas roupas são feitas de materiais sintéticos, como o poliéster, que são derivados do petróleo e têm um impacto ambiental significativo. Ao escolher suas roupas, dê preferência a tecidos naturais e orgânicos, como o algodão orgânico, linho, cânhamo e seda produzidos de forma sustentável.
  • Escolha marcas responsáveis: Opte por empresas que priorizem a sustentabilidade em suas práticas de produção, como o uso de materiais orgânicos, processos de tingimento eco-friendly e condições de trabalho justas.
  • Cuide das suas roupas: Esse passo final é, também, fundamental para aumentar a vida útil de suas peças. Siga corretamente as instruções de lavagem e secagem, evite lavar em excesso e use produtos de limpeza eco-friendly.

Como as empresas da moda podem ser mais sustentáveis
Assim, como acontece em outros setores da indústria, é preciso repensar o processo em que uma marca está inserida, já que todas as suas conexões devem responder pelo mesmo nível de consciência e responsabilidade para com o meio ambiente.

Desde a compra da matéria-prima até o processo de produção e entrega ao consumidor final, as empresas devem optar por respeitar a natureza, minimizando seu impacto a todo o ecossistema.

Tornar a moda mais sustentável é uma responsabilidade compartilhada pela indústria têxtil, setor de comércio, governos e consumidores. É preciso que se desenvolva uma consciência coletiva a respeito de práticas mais sustentáveis e essa é uma das missões da Lar Plásticos. A plataforma de transformação sustentável atua no tratamento do resíduo plástico e, ainda, contribui com a sociedade levando informações e dicas práticas para um futuro mais consciente.

Share the Post:

Posts Relacionados