Descarte correto de resíduos pode preservar o meio ambiente

meio ambiente

Conceito de circularidade se mostra como a melhor opção para melhorar a destinação de resíduos e preservar o meio ambiente

Segundo informações do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, o brasileiro produz em média 379,2 kg de lixo por ano, o que corresponde a mais de 1 kg de resíduo descartado individualmente por dia. O mesmo estudo demonstrou que, no comparativo entre o ano de 2010 e o ano de 2019, a quantidade de material descartado no Brasil cresceu, de 66,7 milhões de toneladas para 79,1 milhões.

Assim, torna-se clara a necessidade de se desenvolver uma política de descarte correto desse lixo, evitando que ele seja destinado a lixões e aterros sanitários e prejudiquem cada dia mais o meio ambiente, correndo o risco de contaminar rios, lagos e oceanos.

Considerando as altas produções industriais e o desenvolvimento de mais bens de consumo impulsionados pela rápida modernização e obsolescência de produtos, a tendência crescente de geração de lixo já é uma problemática discutida há alguns anos. Ações de consumo consciente se apresentam como parte da solução, tendo benefícios diretos e indiretos para o planeta, como a diminuição da exploração dos recursos naturais. Mas, ainda assim a destinação correta dos resíduos deve ser o ponto de partida.

O descarte deve ser pensado individual e coletivamente visando preservar o meio ambiente, garantindo que a vida seja preservada e os recursos naturais cuidados para essa e as próximas gerações.

Para isso, é preciso adotar medidas práticas no dia a dia através da coleta seletiva e da reciclagem, visando a reutilização de materiais e insumos. Em mesma medida deve-se considerar o desenvolvimento e a difusão do conceito de circularidade, no qual o melhor uso de recursos naturais é levado em consideração nos modelos de negócio.

A Lar Plásticos é uma plataforma modelo de economia circular, que utiliza resíduos plásticos como matéria-prima na produção de itens de consumo destinados a empresas, organizações e também ao uso doméstico, contando com diversas linhas de produtos plásticos de alta qualidade.

Share the Post:

Posts Relacionados