Economia Circular: Nada se perde, tudo se transforma!

economia circular

Você já ouviu falar sobre Economia Circular? Este artigo vai te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto.

No sistema econômico estabelecido atualmente, o consumo é baseado em bens que são produzidos, utilizados e descartados sem muito planejamento, dentro de uma Economia Linear, onde o fluxo apresenta claramente um início e um fim. A geração de resíduos é alta, gerando desperdícios e danos ao meio ambiente.

Devido a este cenário, um processo de transição vem acontecendo e começa-se a pensar em um novo modelo de negócio: a Economia Circular. Basicamente, se apresenta como uma economia mais eficiente, onde a reutilização dos resíduos como matéria prima pode gerar benefícios para o planeta.

Além de reduzir significativamente o desperdício e a utilização acelerada de recursos naturais, economizamos energia e ajudamos a evitar alguns danos irreversíveis causados ao nosso ecossistema, bem como à poluição do ar, do solo e da água.

Todo este processo de reaproveitamento e reciclagem garante que o valor dos produtos e serviços não seja simplesmente financeiro, mas que esteja arraigado a uma consciência e um propósito maior, desde a fabricação até o pós-consumo.

Na Economia Circular, tudo é produzido para ser reaproveitado. Dentro desse conceito, a fabricação e o consumo estão inseridos dentro de uma lógica cíclica. Quando um produto perde sua funcionalidade, pode retornar ao ciclo produtivo pois tudo o que é produzido é projetado para que possa retornar à fase inicial de produção.

São estes os alicerces da chamada Economia Circular, que visa um novo modelo de produção e consumo de bens e serviços associados à sustentabilidade.

Tá, e o que eu tenho a ver com isso?

Para que a Economia Circular realmente funcione, é importante que todos nós estejamos conscientes de que pequenas atitudes e novos hábitos farão toda a diferença. A Cultura Sustentável começa em casa, na separação correta dos resíduos e na reciclagem.

O plástico, por exemplo, é um material versátil que possui inúmeras possiblidades. Por ser flexível e fácil de ser manipulado, torna-se conveniente e prático, podendo trabalhar os produtos de várias formas.

No olhar da Economia Circular, o plástico não é um vilão e sim uma solução, pois ele pode ser reaproveitado e utilizado de diversas formas e não visto somente como resíduo. É possível, por exemplo, produzir embalagens mais duráveis, que podem ser reaproveitadas e recicladas.

Para aplacar as possíveis consequências ambientais, é necessário que todos nós comecemos a dar a devida importância à diminuição da geração de resíduos e que saibamos escolher e utilizar produtos, materiais e recursos que permanecerão na economia pelo maior tempo possível.

Estamos fazendo a nossa parte!

A Lar Plásticos tem a consciência de que a responsabilidade ambiental deve fazer parte de todo o processo de fabricação. Desde o recebimento da matéria prima – em colaboração com as empresas de coleta seletiva, associações de catadores, sucateiros e cooperativas por todo o país – até o envio do produto final para nossos clientes.

Toda a separação e o preparo dos resíduos plásticos são feitos aqui mesmo, dentro da nossa fábrica. Portanto, além de contribuir com o meio ambiente, estamos também gerando renda e valorizando os profissionais da base da cadeia de reciclagem.

Essa é a nossa missão: trabalhar com responsabilidade, dentro de uma cultura sustentável, contribuindo cada vez mais com a sociedade e com o meio ambiente.

E aí? Este artigo ajudou você a entender um pouco mais sobre a Economia Circular?

Assista ao vídeo e conheça o nosso processo de fabricação

Entenda a importância da Economia Circular para a cadeia produtiva do plástico

Entre em contato  conosco, teremos muito prazer em atende-lo.

(11) 4416-6868
(11) 4416-7980
(21) 3956-3885

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Conheça nossos Produtos Sustentáveis
Curta nossa página no Facebook
Acesse nossa página no LinkedIn
Siga a gente no Instagram
Veja nosso canal no Youtube

Share the Post:

Posts Relacionados