Entenda a importância da Economia Circular para a cadeia produtiva do plástico
Economia circular

Entenda a importância da Economia Circular para a cadeia produtiva do plástico

O plástico é reutilizado, reciclado e pode até mesmo ser utilizado como matéria-prima para novos produtos, através da Economia Circular. Entenda.

O plástico é muito utilizado em diferentes segmentos industriais, principalmente por sua leveza e durabilidade. Para tornar esse material mais eficiente e fazer com que ele atinja seu potencial máximo em uma Economia Circular, a indústria do plástico tem se esforçado nos desafios relacionados à reciclagem e à reutilização desse insumo.

Economia Circular é um novo modo de produção e consumo, sendo assim, um modelo no qual nada é descartado e todos os elementos da cadeia produtiva são reaproveitados na fabricação de novos produtos.

Desse modo, esse processo reduz a extração de recursos naturais do meio ambiente e evita que a destinação final dos materiais seja os aterros sanitários, lixões e os oceanos, uma vez que há o início de um novo ciclo de produção a partir dos resíduos descartados.

Entenda como funciona a cadeia circular do plástico

A indústria do plástico se encontra em um momento de transição entre a Economia Linear, que se baseia na extração crescente de recursos naturais, em que os produtos feitos a partir desses recursos são utilizados até serem descartados como resíduos, para implementação da Economia Circular, na qual o descarte não é o fim da vida útil de um produto e os materiais são aproveitados de modo cíclico.

O objetivo da cadeia circular do plástico é colocar os resíduos recicláveis novamente no processo produtivo. Desse modo, o plástico é reutilizado, reciclado e pode até mesmo ser utilizado como matéria-prima para novos produtos.

Uma das vantagens desse novo modelo produtivo está na redução da quantidade de resíduos plásticos descartados no meio ambiente.

Além de ser um processo mais barato, uma vez que não é necessário comprar novas matérias-primas para a fabricação de novos produtos. Outras vantagens estão na economia de energia e na conservação dos recursos naturais.

Como o plástico é aproveitado no processo de injeção?

Além de se destacar por características como durabilidade, resistência e baixo custo, os produtos de plástico injetados estão em sintonia com a preservação do meio ambiente e a minimização do uso de recursos naturais para a produção.

Matérias-primas utilizadas na injetora de plásticos, como, por exemplo, o Polipropileno (PP), são recicláveis e podem ser reutilizadas pela indústria, resultando em menor impacto ambiental durante o seu ciclo de vida e um alto aproveitamento do material, com baixa geração de resíduos.

Na Lar Plásticos, todo material utilizado na fabricação de produtos injetados é proveniente da reciclagem do plástico, realizada na própria fábrica. Recebendo esses materiais de empresas de coleta seletiva, associações de catadores, refugos, pós-industrial e cooperativas.

Contribuindo por um futuro melhor e incentivando ações sustentáveis, a Lar Plásticos está fazendo a diferença, ao transformar os resíduos descartados em produtos que atendem as mais variadas demandas do mercado.

Conheça nossa linha de produtos fabricados a partir da matéria-prima reciclada, e escolha uma empresa que fabrica com consciência ambiental.

Escolha a Lar Plásticos. Qualidade que transforma.

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Acesse a nossa página no Linkedin
Acesse nossa página no Facebook
Visite nosso Instagram