Inteligência Artificial e sustentabilidade

Inteligência artificial atua como nova solução tecnológica e pode ser a chave para o desenvolvimento social e sustentável.

Nos últimos anos, a tecnologia teve vastos avanços, alcançando inúmeros âmbitos da vida cotidiana em todo o mundo. Antes focada em setores específicos e com difícil acesso, hoje ela está presente nos mais diversos mercados, fazendo a diferença na vida das pessoas e das organizações. Em relação às empresas, outro fator que está cada vez tomando maior espaço é o ESG (do inglês, ambiental, social e governança) que busca implementar mudanças que melhorem as atitudes e impactos das marcas junto às pessoas e ao planeta.

Ampliar a visão de negócios ao passo em que se preserva o meio ambiente e colabora com o desenvolvimento social é um desafio, mas a tecnologia pode ser e, inclusive, já tem sido uma aliada. No quesito ambiental, o avanço do conhecimento e de novas técnicas permite, por exemplo, soluções de energias limpas e eficientes, como a geração solar e eólica. Mas você já pensou onde entra a Inteligência Artificial nesse cenário?

Inteligência artificial e práticas ESG
A IA (inteligência artificial) é o assunto do momento quando se trata do que esperar do futuro. Através de uma base de dados e do acesso ao acervo infinito de informações que a internet dispõe, a AI é a chave para prover soluções práticas para questões que podem ser complexas para o entendimento humano, demandando mais tempo e mão de obra para serem colocadas em prática.

Em relação à preservação ambiental, por exemplo, a inteligência artificial pode ser usada para a coleta de grande quantidade de dados em tempo real direcionada à análise da qualidade do ar, da presença de poluentes e as condições climáticas. Com base nisso, as empresas podem definir caminhos mais assertivos para uma gestão eficiente e redução de gases de efeito estufa.

No quesito governança, a tecnologia pode ajudar a promover a transparência e a responsabilidade corporativa, através da implementação de sistemas mais eficazes. Além disso, a IA pode ser usada para monitorar e analisar grandes quantidades de dados financeiros e operacionais, ajudando as empresas a identificar riscos e fraudes.

Já no social, através dela, é possível gerar acesso a informações referentes a serviços essenciais, como saúde e educação, através de plataformas digitais. Além disso, a tecnologia pode ajudar a combater a desigualdade, oferecendo oportunidades de trabalho remoto e flexível para pessoas que antes eram excluídas do mercado de trabalho.

Tornar a gestão ambiental, social e de governança mais eficiente, precisa e responsável é o maior desafio dos últimos tempos para as marcas e, ao contrário do que se pensa a respeito do risco da inteligência artificial para o mercado, a verdade é que ela pode ser uma aliada e contribuir com o desenvolvimento mais saudável da sociedade como um todo.

Essa é uma preocupação constante da Lar Plásticos, que busca tornar seu processo cada vez mais sustentável e comprometido com a causa social. A plataforma de economia circular promove o tratamento e reutilização de toneladas de resíduos plásticos, preservando a natureza e contribuindo com a geração de renda e empregos através da parceria direta com cooperativas de reciclagem.

Share the Post:

Posts Relacionados