Saneamento básico e sustentabilidade

Efetividade e universalização dos serviços no setor de saneamento básico garantem benefícios a longo prazo para a sociedade e para o meio ambiente.

A predominância da ocupação de espaços urbanos, acompanhada das altas taxas de industrialização e da forma de consumo atual da sociedade, resulta em uma série de impactos para o meio ambiente. Segundo o IBGE, 90% dos municípios brasileiros enfrentam problemas ambientais, sendo a maioria deles relacionados ao desmatamento, queimadas e poluição dos recursos hídricos.

Assim, surgem diversos desafios para o poder público e demais setores no enfrentamento a esse cenário, como é o caso do saneamento básico. Em seus quatro âmbitos (abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos), o saneamento é diretamente atrelado à sustentabilidade.

A ausência desses serviços básicos, seja em espaços urbanos ou rurais, contribuiu com a poluição de rios e lagos, já que todo o esgoto líquido é lançado diretamente nesses locais. Além disso, esse impacto se estende ao solo e aos lençóis freáticos, considerando que, após esse manejo irregular, é impossível controlar seus efeitos.

Segundo dados do Ranking do Saneamento 2021, estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, o Brasil lançou, em 2017, o correspondente a 5.622 piscinas olímpicas de esgoto não tratado na natureza. Ainda de acordo com o levantamento, em 2019, mais de 100 milhões de brasileiros não tinham acesso a coleta de esgoto.

Além disso, com um serviço de saneamento básico efetivo, o meio ambiente é beneficiado de outras formas, como através do uso racional e responsável da água, bem como com a gestão dos resíduos residenciais e industriais, já que a coleta seletiva e o tratamento correto desses materiais evitam o descarte na natureza e possibilitam a destinação para a reciclagem.

A Lar Plásticos é uma plataforma de economia circular que atua ativamente para contribuir com a promoção da sustentabilidade e com a preservação do meio ambiente. A marca trabalha com o tratamento do resíduo plástico pós-consumo, reinserindo esse material na cadeia produtiva e evitando sua destinação incorreta.

Share the Post:

Posts Relacionados