Mitos e verdades sobre a reciclagem

mitos e verdades sobre o plástico

Existem diversos mitos e verdades sobre a reciclagem que ainda é nos deixam cercados de dúvidas e preconceitos.

A reciclagem trata-se do processo de reaproveitar o resíduo que não pode mais ser utilizado em sua forma original, transformando-o em novos produtos com potencial de aproveitamento pela sociedade ou reinserindo-o na cadeia produtiva em forma de matéria-prima. Neste sentido, ela atua como um agente capaz de colaborar com a preservação dos recursos naturais, minimizando a exploração ambiental, além de contribuir com a gestão responsável dos resíduos produzidos.

Apesar de amplamente conhecida pela população em geral e de extrema importância para o planeta, ainda faltam esclarecimentos sobre como acontece a reciclagem e todas as questões que a envolvem. Pensando nisso, a Lar Plásticos preparou uma lista de fatos e fakes para desvendar o assunto. Continue a leitura e confira!

Mitos e verdades sobre a reciclagem

1. Materiais recicláveis podem ser utilizados à vontade.

FAKE. Mesmo que seja possível reutilizar um material, seu uso descontrolado ainda pode ser muito negativo, já que atualmente nem todo o resíduo chega a ser reciclado e pode acabar poluindo e prejudicando o meio ambiente e diversas espécies da flora e fauna. Reciclar utiliza menos energia do que produzir algo novo.

FATO. A produção de materiais virgens, como alumínio, plástico e papel, consome grandes quantidades de água e energia, além da extração da matéria-prima. Em contrapartida, a reciclagem, apesar de demandar gastos, possibilita uma economia muito maior, sendo a escolha ideal de investimento.

2. Reciclar gera prejuízos.

FAKE. Muito pelo contrário, já que, de acordo com informações do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), se todo o plástico usado no Brasil fosse reciclado, R$ 5,7 bilhões retornariam para a economia do país.

3. Reciclagem gera empregos.

FATO. Segundo a Fundação Friedrich Ebert Stiftung, a cada mil toneladas de material reciclado, são criados 5 empregos em média, gerando benefícios para toda a sociedade.

4. Produtos feitos com material reciclável têm qualidade inferior.

FAKE. Atualmente, com o avanço tecnológico dos processos que envolvem a reciclagem, os itens produzidos apresentam alta performance, sendo comprovadamente tão bons quanto os que são fabricados com matéria-prima virgem.

5. Materiais podem ser reciclados eternamente.

DEPENDE. É comum a ideia de que um item pode ser reciclado eternamente, porém o material pode perder suas características ao passar por diversos processos, como é o caso do papel. Já em relação ao plástico, o mais comum é que ele volte como matéria-prima para a indústria. Já o alumínio e o vidro podem ser reciclados quantas vezes foram necessárias.

FATO EXTRA: A reciclagem ainda precisa evoluir muito!

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), por ano, são produzidas mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos no mundo. Assim, é possível afirmar que o gerenciamento desse material não é simples, considerando que demanda ação de todas as esferas da sociedade para que o mesmo seja eficaz e benéfico de forma sistêmica.

Pensando nisso, a Lar Plásticos posiciona-se como uma plataforma de transformação sustentável que produz cerca de 95% de seus itens através do insumo plástico reciclado, com o intuito de ampliar cada vez mais a circularidade desse material, minimizando impactos negativos para o meio ambiente, seja através da exploração de recursos ou pela destinação incorreta de resíduos.

Share the Post:

Posts Relacionados