Compromisso Socioambiental

Marcas com compromisso socioambiental

Entender o ciclo de vida de um produto é o ponto de partida para um consumo mais consciente, o que também nos faz ter um compromisso socioambiental.

Todas as atividades que fazem parte do cotidiano da vida humana no mundo globalizado geram algum tipo de impacto ao meio ambiente. Seja através da extração da matéria-prima, da produção, do consumo ou do descarte, em algum nível, há consequências geradas ao planeta e à preservação da vida.

O que pode ser feito para melhorar o cenário é tornar essas escolhas conscientes e com compromisso socioambiental. Para isso, é essencial levantar algumas questões, como a forma esse item foi produzido, como essa energia foi gerada e ainda qual o destino final desse resíduo. O processo para essa mudança no senso comum pode parecer longo, mas estima-se que os consumidores estejam cada vez mais adeptos a ele.

De acordo com a WWF (World Wild Fund for Nature), houve um aumento de 71% nas pesquisas do Google por bens sustentáveis entre os anos de 2016 e 2021. Em mesma medida, no Brasil, um estudo da Nielsen mostrou que 42% dos brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir o impacto socioambiental.

Esses pequenos passos vêm sendo dados na direção do que os especialistas consideram a solução para os danos causados ao longo de décadas ao planeta, como o aumento da temperatura média e seus drásticos e irreversíveis efeitos, os quais já estão sendo sentidos em inúmeras partes do globo.

O mercado já se adapta a essas mudanças e cada vez mais empresas se adequam em busca da sustentabilidade. Entretanto, é preciso que o consumidor atento, tanto para fazer escolhas conscientes, quanto para evitar ser enganado por marcas que praticam o Greenwashing, (em tradução “maquiagem verde”) que, basicamente, quer dizer usar a sustentabilidade como uma bandeira sem realmente serem adeptas a nenhum movimento neste sentido.

Para evitar cair nesse erro, é possível verificar algumas certificações das marcas, como o selo Cruety Free que indica que os produtos não são testados em animais, o ISO 14001, que é aplicado às organizações que possuem desempenho ambiental correto ou o Eureciclo, que certifica empresas que dão o destino final correto às embalagens.

A Lar Plásticos é líder nacional no tratamento e reciclagem de resíduos plásticos e se posiciona como uma plataforma de transformação sustentável, sendo um case de sucesso no país como uma empresa que utiliza a circularidade como base produtiva, já que utiliza o plástico reciclado em 95% de sua linha, evitando a extração de matéria-prima virgem e aumentando o tempo de vida útil desse insumo que poderia ser descartado incorretamente.

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