Manejo deve seguir regulamentações nacionais para evitar a contaminação de pessoas envolvidas ou do solo e da água com resíduos hospitalares.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), anualmente são geradas cerca de 253 mil toneladas de resíduos hospitalares que são os produzidos em unidades ou serviços de saúde que realizam o atendimento a pacientes, sejam provenientes de hospitais, clínicas, consultórios ou laboratórios de exames.
O descarte correto desses resíduos é essencial não apenas pela questão ambiental, mas também pela saúde pública. Materiais utilizados em ambientes hospitalares como agulhas, seringas, gases, luvas, materiais cortantes, cateteres, entre outros, correm o risco de estarem contaminados e seu descarte irregular pode comprometer a saúde da população pelo contato direto ou ao contaminar a água e o solo.
No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão responsável pela regulamentação do tratamento desses resíduos. A autarquia prevê uma série de regras sobre acondicionamento, manejo, transporte e descarte desse tipo de lixo. Esses procedimentos devem seguir o Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS), tudo para evitar qualquer risco tanto aos profissionais de saúde quanto do restante da população.
A Lar Plásticos oferece soluções para a coleta seletiva e urbana e conta com linhas completas de lixeiras, carrinhos coletores e containers que permitem o tratamento correto dos resíduos hospitalares. As lixeiras com pedal, por exemplo, são a solução ideal para os ambientes hospitalares que têm circulação de público e exigem o fácil acesso, pois possuem sistema de abrir e fechar a tampa, evitando assim o contato direto com as mãos.
Além disso, sua haste externa evita o acúmulo de resíduos e a articulação com armação para segurar o saco de lixo, o que facilita seu deslocamento até que se solte da lixeira com mais segurança e facilidade, sendo, assim, 100% vedadas quando estão com a tampa fechada. Conheça a linha completa clicando aqui. As lixeiras com pedal e toda a linha de produtos da Lar Plásticos são fabricados através do mais elevado padrão de qualidade do mercado e possuem excelente custo-benefício, além de serem itens sustentáveis, já que a marca é líder nacional no tratamento e transformação de resíduos plásticos. Com esse modelo de negócio, a Lar Plásticos permite o aumento do ciclo de vida desse material e sua destinação correta à cadeia produtiva.