Saiba mais sobre o descarte de lixo hospitalar

lixo hospitalar

Diversos fatores envolvem seu tratamento, que é regulamentado pela Anvisa

Todo resíduo produzido em unidades ou serviços de saúde que realizam o atendimento a pacientes, seja ele proveniente de hospitais, clínicas, consultórios ou laboratórios de exames, é considerado lixo hospitalar e necessita de uma gestão adequada e procedimentos específicos no manejo, tratamento e destinação.

Todos os anos, são produzidas cerca de 253 mil toneladas de resíduos hospitalares, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) e, devido aos riscos que esse lixo apresenta tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana, os órgãos reguladores são responsáveis por determinar os processos envolvidos nesse descarte.

Quando não adotadas as técnicas específicas de destinação correta, o lixo hospitalar pode prejudicar a natureza ao contaminar águas e solos e afetar qualquer ser vivo que esteja nesses locais. Além disso, pode gerar grandes riscos às pessoas que têm contato com o resíduo contaminado, isso porque alguns desses lixos são materiais biológicos contaminados com sangue ou patógenos, seringas e itens descartáveis ou mesmo substâncias tóxicas.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é quem regulamenta e estabelece regras para o tratamento do lixo hospitalar. Os procedimentos no Brasil devem seguir o Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS), documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo desse material considerando suas características.

Para seguir tais protocolos, as unidades de saúde devem estar prontas em relação ao conhecimento técnico, preparação de pessoal e equipamentos que atendam essas necessidades.

A Lar Plásticos oferece soluções para a coleta seletiva e urbana e conta com linhas de lixeiras, carrinhos coletores e containers que permitem o tratamento do lixo hospitalar.

Com uma produção que obedece rigorosas normas de qualidade, os produtos da Lar Plásticos contam com excelente custo-benefício, garantindo longa vida útil, bem como praticidade para o dia a dia e facilidade no manuseio e limpeza.

A Lar Plásticos ainda atua com a preservação do meio ambiente e utiliza o insumo plástico reciclado em seu processo de fabricação, minimizando a extração de recursos naturais e priorizando o desenvolvimento sustentável através da circularidade. Para saber mais, acesse: https://www.larplasticos.com.br/.

Share the Post:

Posts Relacionados