O que significa o símbolo da reciclagem?

O que significa o símbolo da reciclagem?

Um dos emblemas mais conhecidos mundialmente auxilia na identificação e separação correta dos resíduos

Reciclagem é o nome concedido ao processo no qual se transforma um material já utilizado em matéria-prima, a fim de que se forme um novo produto com as mesmas características.

Esta necessidade foi despertada a partir dos anos 70, na qual começou a observar a grande produção de lixo e que algumas matérias-primas estavam se esgotando. Para representar esse processo foi desenvolvido um símbolo de três setas posicionadas no sentido horário. Esse emblema ficou conhecido mundialmente como o símbolo da reciclagem.

A origem do símbolo da reciclagem

O símbolo da reciclagem nasceu no Dia da Terra (22 de abril) de 1970 na cidade de Chicago (EUA), em um concurso realizado pela empresa Container Corporation of America – uma grande produtora de papel reciclado.

Naquele ano, a empresa recicladora de papel queria divulgar seus produtos e serviços de forma mais eficiente. A ideia foi organizar um concurso para escolher um símbolo que melhor representasse a reciclagem. Além disso, a competição ainda tinha por objetivo conscientizar estudantes de artes, design e arquitetura sobre as questões ambientais.

Gary Anderson, na época com 23 anos e estudante de Arquitetura e Ciências Sociais da Universidade da Califórnia do Sul, ganhou o concurso com a imagem do símbolo da reciclagem universal, utilizado até hoje.

O que significa o símbolo da reciclagem?

O trabalho de Gary Anderson foi escolhido entre cerca de quinhentas propostas. Quanto ao conceito, a imagem é formada por setas que representam as diferentes etapas do processo de reciclagem. Sendo elas:

1ª seta – Refere-se à indústria, que produz o produto.
2ª seta – Refere-se ao consumidor, que utiliza o produto.
3ª seta – Refere-se à reciclagem, que reaproveita o material já utilizado, transformando-o novamente em matéria-prima.

As cores da Coleta Seletiva

Destinar o lixo de forma correta é muito importante para o meio ambiente e o símbolo da reciclagem tem um papel fundamental nesse processo. Isso porque ele facilita a identificação do lixo, impactando positivamente sua seleção, manuseio, transporte e tratamento. Afinal de contas, quando se vê o símbolo da reciclagem nas embalagens já se sabe que elas podem ser destinadas para a coleta seletiva.

Além disso, para facilitar a identificação dos materiais, otimizar a separação, agilizar o processo de coleta seletiva e diferenciar os transportadores e coletores foi estabelecido um padrão de cores. Segundo a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, existem dez cores de lixeiras para cada tipo de resíduos, sendo elas:

  • Azul: papel/papelão;
  • Vermelho: plástico;
  • Verde: vidro;
  • Amarelo: metal;
  • Preto: madeira;
  • Laranja: resíduos perigosos (como pilhas e baterias);
  • Branco: resíduos de hospitais e serviço de saúde;
  • Roxo: lixo radioativo;
  • Marrom: lixo orgânico;
  • Cinza: lixo não reciclável, contaminado ou cuja separação não é possível.

Entenda a importância das lixeiras para a Coleta Seletiva

As lixeiras para a coleta seletiva não fazem parte apenas do cenário de empresas, escolas, hospitais, shoppings e locais públicos. Elas também podem estar presentes na sua casa e ajudá-lo a contribuir com a redução, reaproveitamento e reciclagem do lixo.

As lixeiras recicláveis da Lar Plásticos são fabricadas com o mais alto rigor de qualidade e de resistência, facilitando o tratamento de resíduos e rejeitos, reduzindo as chances de impactos ambientais nocivos para a saúde do planeta e dos indivíduos.

Assim, acreditamos contribuir não apenas para nossos clientes na coleta seletiva de lixo, mas também para manter o equilíbrio entre sustentabilidade, meio-ambiente e planeta. Conheça nossos produtos que auxiliam no descarte correto do lixo: lixeiras basculanteslixeira papeleiracoleta seletiva de 50 litros e Coleta Seletiva de 60 litrosCarrinhos Coletores e Containers.

Faça uma escolha consciente. Escolha a Lar Plásticos. Qualidade que transforma.

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Conheça mais sobre Lixeiras Sustentáveis
Acesse a nossa página no Linkedin

Acesse Nossa Página no Facebook
Visite nosso Instagram
Veja nosso Twitter

0/5 (0 Reviews)
Share the Post:

Posts Relacionados