Desde sua descoberta na indústria no século XX, o plástico tem, cada vez mais, ampliado sua funcionalidade, passando a atender inúmeros setores do mercado global devido à algumas especificidades do próprio produto final, como sua durabilidade, versatilidade e custo-benefício de produção.
Assim, o plástico torna-se um material com funcionalidade estratégica, gerando vantagens para as mais diversas empresas, já que, por ser facilmente moldado em diferentes formas e tamanhos, é capaz de atender a uma ampla variedade de itens finais. Além disso, o plástico ainda permite uma redução de custos logísticos, já que é leve e fácil de transportar.
Em mesma medida, o consumidor final também é beneficiado pelas propriedades desse material, que garantem um preço mais baixo de venda e, ainda, substitui outros produtos que teriam menos vantagens em questão de resistência e vida útil, por exemplo, a madeira, o papel e o vidro.
Entretanto, é importante reconhecer os impactos negativos que o material causa ao meio ambiente devido à alta produção acompanhada da falta de uma gestão eficiente no descarte pós-consumo. Por apresentar um longo período para decomposição em condições normais, não sendo biodegradável, o plástico perpetua na natureza por centenas de anos, podendo prejudicar ecossistemas, especialmente nos oceanos.
Diante desse cenário, é essencial desenvolver formas mais sustentáveis de uso desse produto, considerando que o mesmo tem grande impacto no desenvolvimento social e econômico, além de ser indispensável para algumas esferas, como na medicina.
Esse desafio deve começar pela coleta seletiva para a reciclagem, uma responsabilidade compartilhada por todos os âmbitos da sociedade. Assim, é possível separar os materiais para o tratamento correto através de cooperativas e outras empresas que atuam no setor, gerando, ainda, empregos e renda.
A Lar Plásticos é uma agente desse movimento sustentável ao garantir a reciclagem de 15 mil toneladas de resíduo plástico anualmente, tornando-o matéria-prima de 95% de sua linha produtiva.
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